Estação Ecológica de Maracá | Roraima

Estação Ecológica de Maracá | Roraima

Estação Ecológica de Maracá | Roraima
Ilha de Maracá
Estação Ecológica de Maracá | RoraimaEstação Ecológica de Maracá
Superfície
101.312 hectares.

Bioma
Amazônia 100%

Contato Floresta Ombrófila - Floresta Estacional 14%
Floresta Ombrófila Densa 86%

Esta unidade foi criada para preservação de amostra representativa do ecossistema Amazônico, tendo como foco zonas de ecótone. É constituída pela Ilha de Maracá, pelas ilhas e ilhotas situadas no Rio Uraricoera e pelos Furos de Santa Rosa e Maracá.

Acesso
Partindo de Boa Vista, percorre-se aproximadamente 65 km de rodovia asfaltada (RR-205). O percurso restante de 75 km é realizado na RR-343, passando por comunidades indígenas e fazendas até atingir o rio Uraricoera, onde é feita a travessia para a unidade.

Um dos fatores determinantes do clima da região de Maracá, reside na altitude dos contrafortes da serra de Pacaraíma, que impede que os ventos úmidos que sopram do nordeste para sudeste proporcionem precipitações mais periódicas sobre a ilha. Possui um relevo de elevações de topo convexo e vertentes de declive relativamente fraco, assumindo aspecto de um mar de colinas com cobertura de floresta tropical densa, capaz de produzir em fotografias aéreas e no próprio terreno, um certo mascaramento da topografia.

Estação Ecológica de MaracáEstação Ecológica de Maracá
Rio Uraricoera - Estação Ecológica de MaracáRio Uraricoera - Estação Ecológica de Maracá

Encontra-se situada na confluência de duas formações vegetacionais, a savana de Roraima-Rupununi e a floresta Amazônica. Porém, aproximadamente 95% da ilha está coberta por floresta e unicamente uma pequena área está ocupada por formações de savana, as quais são dominantes fora da estação, ao sul e ao leste da ilha. A vasta malha fluvial que envolve a ilha é o habitat de várias espécies de Quelônios.

A ilha também é rica em répteis e ictiofauna, além de possuir mamíferos importantes como a onça pintada ou jaguar (Panthera onca). A pressão antrópica sobre a fauna nos limites geográficos da ilha pode ser considerada muito pequena.

Onça PintadaOnça Pintada
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem