Estação Ecológica de Murici | Alagoas


Estação Ecológica de Murici | Alagoas

Estação Ecológica de Murici | Alagoas
Estação Ecológica de Murici | AlagoasEstação Ecológica de Murici
Localização
Na região noroeste do Estado de Alagoas. Localizada a aproximadamente 15 km da cidade de Murici, que está a aproximadamente 50 km de Maceió. A Estação localiza-se no Planalto da Borborema, mas com porções localizadas sobre os Tabuleiros Sedimentares Costeiros a leste da Unidade.

Superfície
6.116 hectares.

Bioma
Floresta Atlântica

Esta unidade foi criada para proteger e preservar amostras de Ecossistemas de Floresta Atlântica Nordestina e propiciar o desenvolvimento de Pesquisa Científica e programas de Educação Ambiental.

Clima
O clima é quente e úmido, com estação seca no verão e chuvosa no outono-inverno. A estação chuvosa tem início em abril e se prolonga até agosto, sendo que as maiores precipitações ocorrem em maio e julho. O período de maior estiagem ocorre entre novembro e janeiro, sendo dezembro o mês mais seco. A precipitação anual oscila entre 750 a 1000 mm. A temperatura média é de 23 ºC.

Planalto da BorboremaPlanalto da BorboremaPlanalto da Borborema

Os solos da Estação são principalmente podzólicos e latosolos.

Flora
A fitofisionomia vegetal dominante na região é a Floresta Ombrófila Densa, segundo o mapa de vegetação do IBGE. A Unidade possui bioma Floresta Atlântica.

Boto cor de rosa - Estação Ecológica de MuriciBoto cor de rosa - Estação Ecológica de Murici

Fauna
Fragmentos florestais encontrados em Murici possuem o mais alto índice de diversidade de espécies animais, formando uma barreira geográfica para vários grupos de animais habitantes exclusivos da mata atlântica.

Quati - Estação Ecológica de MuriciQuati - Estação Ecológica de Murici
www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem