Estação Ecológica Niquiá | Roraima

Estação Ecológica Niquiá | Roraima

Estação Ecológica Niquiá | Roraima
Superfície
286.600 hectares.

Bioma
Amazônia 100%

Floresta Ombrófila Aberta 1%
Contato Campinarana - Floresta Ombrófila 6%
Campinarana 93%

Acesso
O acesso é feito através da BR-174, percorrendo-se 155 Km de Boa Vista até Caracaraí. A partir daí segue-se por via fluvial pelo rio Branco até o rio Água Boa do Univini, por aproximadamente 14 horas até chegar à Estação. Esta unidade foi criada para preservar bancos genéticos de fauna e flora, bem como os recursos hídricos ali existentes. O nome da Estação deve-se ao igarapé existente no local de nome Aniquiá.

Babaçu - Orbygnia sp.Babaçu - Orbygnia sp.
CastanheiraCastanheira

A vegetação é caracterizada pela mata de transição, com árvores altas, troncos finos, copas pouco desenvolvidas. Uma das espécies que integra o estrato superior da vegetação é a seringueira. Entretanto, a espécie mais característica é o babaçu (Orbygnia sp.).

No que se refere a composição florística, ocorrem a castanheira, o cancho, acapu, o pau-amarelo, entre outros. As espécies de palmeiras são inúmeras, cita-se: o inajá, bacaba, tucumã, etc. A fauna existente na unidade possui representantes da fauna típica da região amazônica como também de cerrado, pois a área localiza-se no ecótone dos dois biomas.

Estação Ecológica Niquiá | RoraimaEstação Ecológica Niquiá | Roraima
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem