Parque Estadual Corumbiara | Rondônia

Parque Estadual Corumbiara | Rondônia

Parque Estadual Corumbiara | Rondônia
Localização
O Parque Estadual Corumbiara fica à margem esquerda do Rio Guaporé, acompanhando a foz do Rio Corumbiara, no sudoeste do estado de Rondônia.

Superfície
384.055 hectares.

Bioma
Formações Pioneiras 64%
Floresta Ombrófila Densa 10%
Contato Savana - Floresta Ombrófila 7%
Contato Savana - Formações Pioneiras 19%


As unidades geomorfológicas de relevo são as planícies e pantanais do médio e alto Guaporé, pediplano centro ocidental brasileiro, com altimetria média de cerca de 100 metros, chegando a atingir 200 metros. Os solos mais importantes são a laterita hidromórfica, o glei pouco húmico e o latossolo amarelo.

Flora
O fato de 70% do parque serem compostos por áreas periodicamente inundáveis impõe uma série de determinantes à fauna e à flora que lá ocorrem.

Parque Estadual Corumbiara | Rondônia
Fauna
Não existe um levantamento exaustivo da fauna, mas durante a elaboração do plano de manejo foram constatadas 57 espécies de mamíferos, 173 de aves (entre mais de 500 prováveis) e 20 de répteis, incluindo 26 espécies consideradas raras, vulneráveis ou ameaçadas de extinção.

Parque Estadual Corumbiara | Rondônia
Rio Corumbiara
Nos dias 22 e 23 de Junho de 2018 aconteceu a 1ª Expedição as nascentes do Rio Corumbiara no Distrito do Verde Seringal, esse projeto tem como objetivo a recuperação e manutenção  das nascentes da bacia do Rio Corumbiara, uma vez que o mesmo é um berçário de proteção permanente e integra ao Parque Estadual Corumbiara.

Tal projeto está sendo criado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e o Grupo de Amigos do Meio Ambiente (GAMA) e será desenvolvido em parceria com o Conselho Consultivo do Parque Estadual Corumbiara sob a direção do gestor Dimas Lima.

Na oportunidade estiveram presentes o prefeito municipal Laércio Marchini, vice – prefeito Genadir Ribeiro, representante da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e técnico ambiental Leandro Pereira da Silva, representante Câmara de Vereadores de Corumbiara, Conselho Consultivo do Parque Estadual Corumbiara, servidores do PEC Corumbiara/SEDAM, Grupo de Amigos do Meio Ambiente (GAMA) e moradores da região.

Rio Corumbiara
Rio Corumbiara
Rio Corumbiara
Rio Corumbiara
Rio Corumbiara
Rio Corumbiara
Rio Corumbiara
Rio Corumbiara
Rio Corumbiara

No dia 23 de Junho aconteceu a reunião com os moradores da região, na oportunidade o prefeito Laércio Marchini destacou a importância do projeto para o município e para os municípios vizinhos que integram ao Parque Estadual Corumbiara, uma vez que todos seriam beneficiados direta ou indiretamente com o projeto, e falou sobre a importância deste momento na recuperação das áreas de preservação permanente (APPs) das nascentes preservando a estabilidade geológica, o fluxo gênico de fauna e flora, protegendo o solo, mantendo e ampliando a beleza cênica de nossa paisagem, assegurar o bem-estar das populações humanas e principalmente garantir a sobrevivência das águas do Rio Corumbiara e de sua biodiversidade.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem