Reserva Biológica do Abufari | Amazonas

Reserva Biológica do Abufari | Amazonas

Reserva Biológica do Abufari | Amazonas
Reserva Biológica do Abufari | Amazonas
Um dos principais e mais importantes fatores que levaram o antigo IBDF a decretar Abufari como Unidade de Conservação, na categoria de REBIO, foi a abundância de quelônios, considerado por muitos especialistas como o tabuleiro mais significativo no estado do Amazonas.
Aspectos Culturais e Históricos: Estudos efetuados para a criação da Reserva foram feitos em 1980, quando constatou-se a existência de uma região quase inalterada, apresentando vários tabuleiros de desova de tartaruga, iaçá e tracajá, constituindo-se uma das regiões mais importantes para a conservação destes indivíduos.

Área, Localização e Acessos: Possui área de aproximadamente 288.000 ha, cerca de 0,19% da superfície do estado e um perímetro de 325 Km. Está localizada no estado do Amazônas, a 450 Km de distância de Manaus, em linha reta, e por volta de 800 Km por via fluvial. O acesso pode ser feito através de barco regional pelo rio Purús, linha Manaus, com duração de 3 a 4 dias de viagem ou de avião, levando uma hora e meia até a cidade de Tapauá, e de lá de voadeira por mais uma hora. A cidade mais próxima à unidade é Tapauá que fica a 600 Km da capital.

Superfície
288.000 hectares.

Reserva Biológica do Abufari | Amazonas
Reserva Biológica do Abufari | Amazonas

Decreto e Data de Criação: Foi criada pelo Decreto n° 87.585 de 20.09.1982

Bioma
Amazônia 100%
Floresta Ombrófila Densa 100%

Relevo: A maior parte da Reserva está dominada pela planície fluvial, ou seja, área aplainada resultante de acumulação fluvial, periódica ou permanentemente alagada, geralmente comportando diques marginais ou processos de colmatagem.

Vegetação: As formações vegetais que dominam são: Floresta Tropical Densa Aluvial de Terraços, Floresta Tropical Aberta das áreas das depressões nos interflúvios tabulares e vegetação de áreas de tensão ecológica contato formações edáficas. A Floresta Tropical Densa ocorre nas partes mais altas, enquanto as demais ocorrem nas partes mais baixas.

Fauna: A grande diversidade de espécies animais que geralmente é encontrada em toda região Amazônica, também está bem representada na Reserva do Abufari. Muitas delas, como por exemplo, o peixe-boi (Trichechus imunguis), tartarugas e botos utilizam a várzea onde encontram alimento e proteção no período das cheias, voltando para o leito do rio no período seco.

Usos Conflitantes que Afetam a Unidade e Seu Entorno: A reserva não apresenta demarcação em forma de marcos de referência, o sistema de sinalização está muito deficiente. Existe impacto causado pelo intenso tráfego das embarcações no interior da Reserva. Além disso ocorrem na área: pesca, retirada de madeira e caça.

Benefícios Indiretos e Diretos da Unidade para o Entorno : O principal benefício da unidade é sem dúvida alguma a preservação dos quelônios do local.

Planejamento: Plano de Ação Emergencial elaborado em setembro de 1995. Existe projeto com quelônios que vem sendo desenvolvido pelo Centro Nacional de Quelônios da Amazônia (CENAQUA).

Objetivos
Promover estudos e pesquisas sobre os quelônios, ictiofauna, e sobre a castanha do Brasil. Além de estudar a dinâmica de populações de bagres, predadores dos filhotes de quelônios e quantificar a densidade de peixes comerciais (inclusive ornamentais).

Clima
Apresenta clima do tipo equatorial quente, com a temperatura média acima de 20 °C e constantemente úmido. Tanto a temperatura como as chuvas sofrem um mínimo de variação anual e mantêm-se em um nível relativamente elevado.

Relevo
A maior parte da Reserva está dominada pela planície fluvial, ou seja, área aplainada resultante de acumulação fluvial, periódica ou permanentemente alagada, geralmente comportando diques marginais ou processos de colmatagem.

Flora
As formações vegetais que dominam são: Floresta Tropical Densa Aluvial de Terraços, Floresta Tropical Aberta das áreas das depressões nos interflúvios tabulares e vegetação de áreas de tensão ecológica com formações edáficas. A Floresta Tropical Densa ocorre nas partes mais altas, enquanto as demais ocorrem nas partes mais baixas.

Fauna
A grande diversidade de espécies animais que geralmente é encontrada em toda região Amazônica, também está bem representada na Reserva do Abufari. Muitas delas, como por exemplo, o peixe-boi (Trichechus imunguis), tartarugas e botos utilizam a várzea onde encontram alimento e proteção no período das cheias, voltando para o leito do rio no período seco.

Peixe BoiPeixe Boi

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br 
Postagem Anterior Próxima Postagem