Reserva Biológica do Guaporé | Rondônia

Reserva Biológica do Guaporé | Rondônia

Reserva Biológica do Guaporé | RondôniaAfluente do Rio Madeira, o Rio Guaporé, cuja extensão é enorme também, faz a divisa natural do Brasil com a Bolívia.

Localização
Localizada no sudoeste do estado, lna bacia do Guaporé, onde se destacam os rios Guaporé, Branco e São Miguel. A cidade mais próxima à unidade é Costa Marques que fica a uma distância de 830 Km da capital.

Superfície
600.000 hectares.

Bioma
Amazônia 100%

Formações Pioneiras 43%
Floresta Ombrófila Aberta 38%
Floresta Ombrófila Densa 3%
Savana 16%

As unidades de relevo são o pediplano centro-ocidental brasileiro, as planícies e pantanais do médio e alto Guaporé, e o planalto sedimentar dos Parecis, com altitudes predominantemente baixas, que chegam no máximo a 200 m. Com relação aos solos, destacam-se por ordem de ocorrência o latossolo amarelo, o cambissolo, a laterita hidromórfica, o latossolo vermelho-amarelo e o podzólico vermelho-amarelo.

Rio GuaporéRio Guaporé
Flora
Sua cobertura vegetal tem a predominância da Florestal Densa, com exceção da Chapada dos Parecis e certos trechos da Serra dos Pacáas Novos, onde aparecem grandes extensões de Campos Cerrados e Cerradões.

Colhereiro - Reserva Biológica do GuaporéColhereiro - Reserva Biológica do Guaporé
Fauna
Não há levantamentos detalhados sobre a fauna local, mas se registra a presença de áreas de nidificação de aves aquáticas (trinta-réis, taiamãs, cabeças-secas e tabuiaiás), e ainda búfalos ferais introduzidos pela Fazenda Pau d'Óleo.

Man-gua-rí - Reserva Biológica do GuaporéMan-gua-rí - Reserva Biológica do GuaporéMan-gua-rí - Reserva Biológica do Guaporé

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem