ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DE CAFURINGA - DF

Superfície
46.000 hectares.

Situada no extremo noroeste do Distrito Federal, sendo limitada ao norte e oeste pelo Estado de Goiás. Ao leste pela DF-1 SO e ribeirão da Contagem e ao sul pela APA da Bacia do Rio Descoberto e Parque Nacional de Brasília.

Pelo fato de englobar parte da Chapada da Contagem e da região recortada por drenagens naturais pertencentes à bacia do rio Maranhão, apresenta relevo bastante acidentado com muitas cachoeiras. Nessa APA, estão localizados os monumentos naturais mais belos do Distrito Federal: O Poço Azul, a cachoeira de Mumunhas, o Morro da Pedreira, as cachoeiras do córrego Monjolo e a Ponte de Pedra nas nascentes do ribeirão Cafuringa.

Da mesma forma, devido ao fato de conter a maior parte das ocorrências de calcário do Distrito Federal, contém inúmeras cavernas, sendo a mais expressiva a Gruta do Rio do Sal.


Gruta do Rio do Sal

Sua importância está não somente na preservação desses recursos paisagísticos e espeleológicos, como também na preservação da fauna e da flora. Do ponto de vista da flora, a APA preserva um dos mais extensos campos naturais do Distrito Federal e as maiores reservas de Mata Mesofítica que se estendem em direção à Bacia Amazônica.

Poço Azul

Postagem Anterior Próxima Postagem