ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DELTA DO PARNAÍBA - MA


Localização
Localizado ao norte do Estado do Piauí, o Delta do Parnaíba é a foz do rio de mesmo nome que, ao se aproximar do Oceano Atlântico abre-se em cinco braços formando um dos mais ricos ecossistemas do mundo.

Superfície
313.800 hectares.

Bioma
Ecossistemas Costeiros, Floresta Atlântica e Cerrado.

Esta unidade foi criada para proteger os deltas dos rios Parnaíba, Timonha e Ubatuba, com sua fauna, flora e complexo dunar; proteger remanescentes de mata aluvial; proteger os recursos hídricos; melhorar a qualidade de vida das populações residentes, mediante orientação e disciplina das atividades econômicas locais; fomentar o turismo ecológico e a educação ambiental e preservar as culturas e as tradições locais.

A unidade foi criada por solicitação de ambientalistas e ecologistas visando proteger o ecossistema costeiro formado por mangues, dunas e restingas. É uma importante área da zona costeira brasileira por formar o único delta em mar aberto das Américas, com mais de 75 ilhas e ser um santuário de reprodução de diversas espécies de peixes, caranguejos, lagostas e camarões.

Morro Branco

Acesso
O acesso à unidade é feito pela BR-343 até Parnaíba, onde toma-se um barco para visitar o Delta.
Em meio às belezas do rio Parnaíba esconde-se o Igarapé dos Poldros, uma região com dunas de até 2 m de altura cercada pelo rio e pelo mar. As lagoas entre as dunas, cuja temperatura mantém-se morna, são formadas pelas águas da chuva.

Plano com ligeiras acentuações produzidas através da ecodinâmica costeira (dunas fixadas), dunas móveis e paleodunas.

Fauna
A unidade protege também estuários onde se reproduz o peixe-boi marinho.

Jacaré
Espécies mais comuns: onça-pintada, gato maracajá, veado mateiro, guaxinim, raposa, gambá, tatu, paca, jacaré, sucuri, peixe-boi, garças branca e parda, guará, socós, galinha d’água, pato selvagem, marrecos, putrião e caranguejo-uçá.

Atividades em salineiras, desmatamento de mangue para agricultura de subsistência e construção; pesca predatória, especulação imobiliária, turismo predatório. Ecoturismo, sustentabilidade dos usos dos recursos naturais, proteção e preservação dos ecossistemas assegurando melhor qualidade de vida.

Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem