ÁREA DE RELEVANTE INTERESSE ECOLÓGICOS (ARIE) DAS ILHAS CAGARRAS - RJ

Localização
Município de Rio de Janeiro.

Bioma
Ecossistemas Costeiros.

Superfície
200.000 ha.

Unidade de Uso Sustentável.

Área de Relevante Interesse Ecológico, do Arquipélago das Ilhas Cagarras, situado no Oceano Atlântico, ao largo da Praia de Ipanema, no Estado do Rio de Janeiro. Constitui também parte integrante da ARIE o mar territorial numa extensão de 2 Km (dois quilômetros) de raio em tomo de cada ilha.

Arquipélago das Ilhas Cagarras
Ilha Cagarras

O arquipélago das Cagarras, formado por três ilhas principais - Cagarras, Palmas e Comprida - duas ilhotas e duas lajes. Distante cerca de 5 km ao sul da praia de Ipanema, o local é de fácil acesso para interessados em conhecer as belezas da cidade a partir de um ângulo pouco comum: do mar para a terra.

Ilha de Palmas

As Cagarras são recobertas por palmeiras, gramíneas e bromélias, espécies resistentes à insolação, maresia e ventos constantes - e, sobre elas, voam atobás, fragatas e gaivotas. O nome do arquipélago deriva do guano (fezes das aves marinhas) que recobre as ilhas. O guano é rico em fosfato, um fertilizante natural para as algas microscópicas que constituem a base da teia alimentar na maioria dos ambientes marinhos, o fito plâncton.

Lagosta

A área das Cagarras abriga rica fauna submarina. Há espécies de esponjas, equinodermos, moluscos, crustáceos, peixes, tartarugas e mamíferos, algumas de valor comercial, como polvo, lagosta, garoupa e badejo. A pesca é ali praticada quase diariamente.

Golfinhos e baleias são avistados esporadicamente, reforçando a necessidade de preservação. Dentre os invertebrados marinhos destacam-se as esponjas, animais muito antigos do ponto de vista evolutivo, sésseis (sem locomoção ativa), filtradores e que desempenham importantes papéis nas comunidades marinhas bentônicas (associadas ao fundo).

Servem de abrigo para diversas espécies de invertebrados, de alimento para peixes e tartarugas, contribuem para a produção primária através de cianobactérias associadas e participam de processos de erosão e sedimentação em alguns ambientes marinhos.

Ilha Cagarra

As esponjas possuem grande valor científico e econômico, já que são fontes de compostos bioativos com interesse farmacológico. Muitos desses compostos foram isolados e sintetizados para a fabricação de remédios.

Esponjas

Fora d'água destaca-se ainda a incrível vista que se tem do Rio, com seus principais cartões-postais reunidos: Pão de Açúcar, Corcovado, pedra da Gávea, pedra Bonita, pico da Tijuca e do Papagaio. A beleza cênica, o contato com a natureza, a qualidade da água e o fato de estar a apenas uma hora e meia de barco da cidade atraem cada vez mais pessoas.