Parque Estadual da Ilha Grande | Rio de Janeiro

Parque Estadual da Ilha Grande | Rio de Janeiro

Parque Estadual da Ilha Grande | Rio de Janeiro
Localização
Município de Angra dos Reis, Baía da Ilha Grande, Ilha Grande.
Coordenadas: Latitude S: Entre 23º 05' e 23º 14' Longitude W: Entre 44º 05' e 44º 23'.

Superfície
12.052 hectares.
Em processo de ampliação (Fase II). A Reserva Biológica da Praia do Sul tem 3.600 ha.

Clima
Tropical úmido Af de Koppen.

Precipitação média anual: 2.242 mm, sendo janeiro o mais chuvoso e julho o mais seco.
Nº médio de dias de chuva: 158. Déficit hídrico anual: Inexistente.
Temperatura: Média anual: 21,0 ºC Média das mínimas: 19,9 ºC Média das máximas: 27 ºC.

Relevo
Montanhoso e fortemente escarpado, destacando-se os topos aguçados, morros e pontões. Planícies e terraços fluviais e fluvio-marinhos ocorrem em trechos reduzidos ao longo da costa, em especial em Abraão, Praias do Sul e Leste, Parnaioca, Lopes Mendes e Dois Rios.

Altitudes: De 0 metros a 1.031 metros (Pedra D’água, ponto culminante). Destacam-se ainda o Pico do Papagaio (959 m) e o Morro do Ferreira (735m).

Bioma
Mata Atlântica.

Pico do papagaioPico do papagaio

Região Fitogeográfica: Segundo o sistema oficial de classificação da vegetação brasileira, organizado pelo IBGE, é designada como "Floresta Ombrófila".

Vegetação
A unidade constitui-se num ecótono (zona de transição) entre a Floresta Estacional Semi-decícua, o Cerrado e o Pantanal.

Fauna
Possui várias espécies endêmicas e/ou ameaçadas de extinção. Dentre a fauna terrestre foram registradas espécies como o cervo-do-pantanal (Blastocelus Dichotomus), o jacaré-do-papo-amarelo (Caiman Latorostris), a onça-pintada (Panthera onça), a anta (Tapirus terestris) e o tamanduá-bandeira (Myrmecophata trydoctyla).

Gralha-do-cerradoGralha-do-cerrado
Da fauna aquática podemos citar: pintado (Pseudoplatystoma corruscans), jaú (Paulicea luetkeni), armado (Pterodoras granulosos), dourado (Salminus maxillosus), pacu (Piractus mesopotamicus); e da avifauna cita-se: jaburu (Jabiru mycteria), jaó (Cryptrellus undulatus), mutum (Crax fasciolata), colheiro (Jaia ajaja) e jacanâ (Jacana jacana).

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br