Parque Estadual da Serra das Araras | Minas Gerais

Parque Estadual da Serra das Araras | Minas Gerais

Parque Estadual da Serra das Araras | Minas GeraisParque Estadual da Serra das Araras | Minas GeraisParque Estadual da Serra das Araras | Minas GeraisPequi
Parque Estadual da Serra das Araras | Minas GeraisGabiroba
Superfície
11.317 ha.

Arara vermelha
O Parque Estadual da Serra das Araras se destaca, pelos seus paredões, seus diversos ecossistemas considerados como de preservação permanente (veredas, matas ciliares, nascentes e topos de morros) e seus sítios geomorfológicos que funcionam como habitat e criadouro natural de espécies de araras ameaçadas de extinção que dão nome a serra.

A região é preenchida por inúmeras veredas (cabeceiras pouco profundas), que fornecem alimento e abrigo para a reprodução de treze espécies da fauna ameaçadas de extinção e paisagens naturais de grande valor.

Arara canindé
Sua cobertura vegetal é formada predominantemente pelo cerrado e ecossistemas associados (matas ciliares e veredas). Dentre as espécies ocorrentes no cerrado, destacam-se aquelas cujos frutos são utilizados pela fauna como alimento: fava d'anta, mangabeira, pequi, jatobá-de-cerrado, araçá, gabiroba, dentre outras. Nas veredas e matas ciliares há presença marcante da palmácea buriti e da pindaíba.

A riqueza do cerrado em espécies com frutos e flores comestíveis, bem como os abrigos que o arenito da borda das chapadas propicia contribuem particularmente para a preservação da avifauna, em especial das espécies arara-vermelha e arara-canindé.

Parque Estadual da Serra das Araras | Minas GeraisEntre os mamíferos, o destaque é para o veado-galheiro ou sussuapara, espécie extremamente rara em Minas Gerais, que ocupa as áreas alagadas das veredas, além do veado-campeiro, onça-parda, jaguatirica, gato-mourisco, lontra, tatu-canastra e o tamanduá-bandeira.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem