PARQUE ESTADUAL DE MONTEZUMA - MG

Localização
Localizado no norte do Estado, com clima semi-árido, o Parque Estadual de Montezuma tem prolongados períodos de seca. A área é constituída de um platô, relativamente plano, com altitude de cerca de mil metros, entrecortado por vales que formam escarpas, terraços e várzeas.

Superfície
1.743 hectares.

O Parque está inserido na bacia do Rio Pardo, o maior curso d´água do extremo Norte de Estado, na divisa com a Bahia. Abriga o Ribeirão da Tábua é o principal curso d'água e dos maiores formadores do Rio Pardo e manancial de fornecimento d'água para o município de Montezuma.
  • A vegetação da área de planalto é de cerrado e campos de altitude.
  • Nos vales, encontram-se áreas de transição entre o cerrado e a caatinga.
Abriga muitas nascentes, escondidas nas matas, que deságuam, em sua maioria, no rio Gualaxo do Sul, afluente do rio Doce. Os mais importantes são os córregos do Manso, dos Prazeres, Domingos e do Benedito, o rio Acima e o ribeirão Belchior.




Rio Gualaxo do Sul
Entre os atrativos naturais, destaca-se a existência de inúmeras fontes termais (a maior insurgência conhecida no território mineiro). Aliadas à grande beleza cênica dos vales, e paredões rochosos dão à área um enorme potencial turístico. A existência de sítios arqueológicos, com os maiores painéis conhecidos no Estado, amplia a importância de se preservar a área.

Postagem Anterior Próxima Postagem