PARQUE ESTADUAL DE TERRA RONCA - GO


Localização
O Parque Estadual do Terra Ronca fica situado no norte de Goiás, perto da BR-020, no município de Guarani de Goiás e São Domingos. O parque está a 650 km de Goiânia e a cidade de apoio para visitação é São Domingos.

Superfície
57.000 hectares.

O maior atrativo turístico do parque são, sem dúvidas, as grutas e cavernas, que atraem espeleólogos, turistas, aventureiros e curiosos de toda parte do mundo para conhecer as belezas naturais, florísticas e da fauna, os rios de águas cristalinas, que formam lagos subterrâneos, e os enormes salões internos das cavernas, ricos em minerais, e as formações rochosas, formadas pelas belas e expressivas estalactites e estalagmites.

A diversidade biológica do parque é enorme, já foram registradas mais de 150 espécies de aves, e quase 50 de mamíferos.

A vegetação, formada por cerrado, cerradão, matas de galeria e veredas, se constitui em excelentes habitats para uma enormidade de espécies animais. A região é ainda muito bem servida por rios, dos quais cinco pertencem à bacia do Paranã e formam um dos mais belos e significativos conjuntos geoespeleológicos do mundo, alguns inclusive sumindo dentro das cavernas. É o maior sitio de cavernas da América Latina. Muitas delas ainda estão para ser descobertas e/ou mapeadas.

São cavadas por rios que mergulham para dentro da terra formando aberturas de indescritível beleza. Fora as cavernas, também há uma cachoeira perto de Guarani de Goiás e uma formação de morros esculpidos pelo vento e pelas águas que se parece com uma cidade de pedra perto de São Domingos. Não se pode deixar de citar o curioso Morro do Moleque, perto de São Domingos.

Caverna São Mateus

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem