PARQUE ESTADUAL DO ARAGUAIA/MATO GROSSO - MT


Localização
Fica no município de Novo Santo Antônio, estado do Mato Grosso, região centro-oeste do Brasil. Está inserido na Bacia hidrográfica do Rio Araguaia, e faz divisa com os municípios de São Félix do Araguaia e Ribeirão Cascalheira e com o estado de Tocantins.

Superfície
Com 230.000 hectares, é o maior parque do Estado.

Rio Araguaia

O Parque Estadual do Araguaia situa-se entre os rios Araguaia e o Rio das Mortes, representando o limite sul de um continuum de áreas protegidas - unidades de conservação e terras indígenas - que se estende por toda a margem direita do Araguaia matogrossense.

Biogeograficamente, está no limite entre as formações florestais da Amazônia e as formações do Cerrado, o que garante alta biodiversidade. Caracteriza-se pelas cheias anuais, o mais marcante aspecto da UC.

A fauna que ocorre no Parque Estadual do Araguaia caracteriza-se por grande diversidade, decorrente do fato de que abriga animais de diferentes biomas.

Há fauna típica de floresta - macaco-prego, bugio, etc; de áreas abertas de cerrado: lobo-guará, veado-campeiro; de de regiões alagadas, como o cervo-do-pantanal e a capivara.

A UC serve também de morada para animais de ambientes aquáticos como o boto cor-de-rosa, a ariranha e tartarugas

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem