PARQUE ESTADUAL DO CRISTALINO - MT


Localização / Acesso
Situado entre os rios Teles Pires e a divisa com o Pará, no extremo norte de Mato Grosso o Parque Estadual do Cristalino tem duas vias principais de acesso.

Por via fluvial o acesso é a partir do Teles Pires. Nele existem vários locais propícios para o lançamento de pequenas embarcações, até a foz do rio Cristalino.

O referido rio é navegável apenas para barcos do tipo “voadeira”, com motor de popa e toda sua extensão, que atravessa o parque. Mas exige, porém o conhecimento local devido ao grande número de pedras submersas e pequenas corredeiras ao longo de seu curso.

Por via terrestre o principal acesso é através da estrada Quarta Leste, uma estrada vicinal com calçamento de saibro que liga o parque a Alta Floresta, localizada a 765 km de Cuiabá.
A travessia do rio Teles Pires é por balsa.

A Quarta Leste penetra no parque e chega até às margens do rio Cristalino.

Adicionalmente existem estradas não-oficiais, abertas clandestinamente por fazendeiros e madeireiros, que penetram no extremo leste do Parque, mas não alcançam a bacia do Cristalino.

Rio Cristalino - Parque Estadual do Cristalino

Superfície

184.900 hectares.

Bioma
Floresta Amazônica.

Garça real - Parque Estadual do Cristalino

A área da bacia fica localizada fora da área delimitada e, portanto, sujeita a ser poluída prejudicando o habitat da fauna e flora do local.

O Parque Estadual Cristalino foi considerado por estudos científicos recentes, no seu Plano de Manejo, o mais rico em biodiversidade da Amazônia Brasileira, com 515 espécies de aves identificadas, sendo 50 endêmicas, 43 espécies de répteis, 29 anfíbios, 36 de mamíferos e 16 espécies de peixe.

Rio Cristalino - Parque Estadual do Cristalino

Apesar de possuir uma área relativamente pequena concentra seis comunidades naturais: floresta de terra firme, floresta estacional, de igapó, varjões, afloramentos rochosos e o rio Cristalino.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem