PARQUE ESTADUAL VEREDAS DO PERUAÇU - MG

Superfície
30.702 hectares.

Unidade de Proteção Integral.

Januária - MG

A área do Parque Estadual Veredas do Peruaçu abriga um complexo de veredas e lagoas, formando um ambiente de textura argilosa. Destaca-se a vereda do Peruaçu, que dá origem ao nome da unidade de conservação (significa 'gruta grande'), com seus 37 quilômetros de comprimento decorados por palmeiras e burtis de até 20 metros de altura. Outras das veredas de menor extensão também são encontradas no Parque como a Comprida, dos Lopes, da Lagoa Azul, da Passagem, da Cruz entre outras.

Braúna preta
A unidade de conservação abriga ainda seis lagoas: Jatobá, dos Patos, do Meio, Junco, Carrasco e do Jacaré. A vegetação do Parque é a Caatinga, o Cerrado e as florestas, geralmente matas ciliares responsáveis pela conservação do curso das águas do Rio Peruaçu.

As principais espécies presentes na mata são a aroeira do sertão, a braúna, o pau-preto e uma variedade e quantidade de plantas medicinais.

Mico-estrela
A fauna é rica e diversificada, com destaque para a ocorrência de lobos-guará, cotias, jaguatirica, ariranhas, antas, mico-estrela, veados-campeiros e sussuaparas. Também são encontradas onças pardas, tamanduás-bandeira, caititus, tatus, pacas, jacarés, jararacas, cascavéis e sucuris, dentre outros.

Há mais de 250 pássaros catalogados no interior do parque, entre eles esta a ‘maritaca', o ‘quem-quem' e aves endêmicas do entorno, como o ‘sebinho de fronte vermelha', a ‘maria-preta' e o ‘arapaçu do rio São Francisco'.

Maritaca
As belezas naturais do parque foram esculpidas pelas águas e podem ser apreciadas nas rochas calarias, que formam uma zona cárstica de grutas e cavernas sendo difícil listar a mais importante, em função da variedade e riqueza pontual de cada uma.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem