RESERVA BIOLÓGICA UNIÃO - RJ

Superfície
2930 ha.

Aspectos Culturais e Históricos
Área anteriormente conhecida como Fazenda União, era de propriedade da companhia ferroviária inglesa "The Leopoldina Railway Company Limited S/A", que explorava madeira nativa da área para alimentar as caldeiras das locomotivas a vapor.

Em 1951 a área foi doada ao Governo Federal, que por sua vez a transferiu para a Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA). A área continuou ser usada para exploração de madeira até a época em que as locomotivas a vapor foram trocadas pelas movidas à óleo.

Depois disto RFFSA continuou usando a área para plantio de eucaliptos utilizados como dormentes nas linhas férreas. Em 1996, com a privatização da RFFSA, o IBAMA, instituições científicas, ONGs e conservacionistas de várias nacionalidades solicitaram ao Governo Federal a transformação da área em unidade de conservação.

RESERVA BIOLÓGICA UNIÃO - RJ
Flora
Possui exemplares primários da Floresta Atlântica de Baixada do Rio de Janeiro.

Fauna
Abriga várias espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, tais como: Mico leão dourado, Preguiça de coleira, Surucucu Pico de Jaca, dentre outras.

Objetivos
Assegurar a proteção e recuperação de remanescentes da Floresta Atlântica e formações associadas, e da fauna típica, que delas depende, em especial o mico-leão-dourado (Leonthopitecus rosalia).

Mico-leão-dourado

Fonte
: Ibama

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem