ÁREA DE RELEVANTE INTERESSE ECOLÓGICO (ARIE) DA ILHA QUEIMADA PEQUENA - SP

ARIE DA ILHA QUEIMADA PEQUENA - SP

Bioma: Ecossistemas Costeiros.
Área: 40.000 m2

Unidade de Uso Sustentável.

A Ilha da Queimada Pequena está situada a 22 km da costa. Trata-se de uma ilha de Pedra com alguma vegetação no topo e uma fenda de um dos lados. Excelente local para mergulho de observação (pesca e caça submarina são proibidas num raio de 1 km ou milha ao redor da ilha), contudo suas águas azul-esverdeadas, cor de esmeralda, estão mais sujeitas a variações de visibilidade do que a Queimada Grande, devido à maior proximidade da costa.

Não possui praia, nem água potável não oferecendo abrigo aos ventos e vagas. O local é procurado para prática de pesca amadora de arremesso e mergulho

Trata-se de um criadouro natural de aves marinhas. Existência de parcel do lado NE da ilha, chamado de Parcel da Noite Escura. Inúmeros pingüins trazidos pelas correntes frias vindas do Pólo Sul, são vistos esporadicamente nadando em suas águas transparentes. Uma placa do IBAMA recorda aos visitantes que o desembarque na Ilha é terminantemente proibido. Bela vista da Serra da Juréia ao fundo e dos paredões da Serra do Mar no continente, de onde pode-se observar a grandiosidade do conjunto da Costa da Mata Atlântica.

A vegetação é arbustiva e densa, costa rochosa e altitude máxima e 60 metros de altura. A ilha integra a Estação Ecológica dos Tupiniquins, desde julho de 1986, é também Área de Relevante Interesse Ecológico.