Parque Estadual de Campinhos | Paraná

Parque Estadual de Campinhos | Paraná

Parque Estadual de Campinhos | Paraná
Bioma
Floresta com Araucária.

Área
204,49 ha.

Unidade de Proteção Integral

O Parque Estadual de Campinhos está localizado na região montanhosa do Açungui, primeiro planalto paranaense, a 65 km de Curitiba, no município de Tunas do Paraná.

O acesso ao parque se dá através da BR 476, Estrada da Ribeira, (antiga estrada para São Paulo), saindo de Curitiba pelo trevo do Atuba. São 31 km de asfalto e mais 34 km em estrada sem pavimentação, a partir de Bocaiúva do Sul. Da estrada da Ribeira até o parque são 2 km. O parque conta com uma incrível beleza natural realçada pelo conjunto de grutas de formação calcárea, denominadas Conjunto dos Jesuítas. Proporcionam aos visitantes momentos de grande prazer junto à natureza e estimulam a prática da espeleologia aos amantes desta ciência.

O parque resguarda, em seu interior, parte da vegetação original da Floresta com Araucária e reflorestamentos de Araucárias e Pinus. Na floresta original destacam-se as seguintes espécies: imbuia (Ocotea porosa), pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), erva-mate (Ilex paraguariensis), cedro (Cedrela fissilis), carvalho brasileiro (Roupala brasiliensis), entre outras.

Parque Estadual de Campinhos | ParanáCom relação à fauna, destacam-se algumas espécies, como: cachorro-do-mato (Dusycion thous), veado (Mazama sp.), serelepe (Sciurus aestuans), gralha azul (Cyanocorax caeruleus), jacu (Penelope sp.) e espécies de grande importância por estarem ameaçadas de extinção, como: paca (Agouti paca), gato-do-mato (Felis sp.), etc.

Área de Lazer
No parque você pode usufruir da estrutura para lazer, recreação e descanso, contando com churrasqueiras, quiosques, lagos e centro de visitantes com material informativo.

Trilha
Se você gosta de caminhar no meio da mata, aprendendo um pouco mais sobre ela, encontrará uma ótima opção na trilha interpretativa, com extensão de 800 m, e a oportunidade de constatar a beleza de algumas espécies florestais e da fauna de uma maneira mais próxima e natural.

Grutas
O conjunto dos Jesuítas é formado por quatro cavernas, a saber, Gruta das Fadas, Portal Encantado, Abismo das Fadas e Gruta dos Jesuítas.

Gruta dos JesuítasGruta dos Jesuítas
A maior delas é a Gruta dos Jesuítas.
Estas cavernas apresentam uma grande beleza cênica, por suas galerias ricamente ornamentadas por espeleotemas (formações calcáreas), como estalagtites, estalagmites, colunas e grandes cortinas.

Lembre-se que os espeleotemas são formações frágeis e delicadas, lentamente construídas pela natureza, ao longo de milhares de anos do movimento das águas no interior da caverna.

Entrada da gruta de CampinhosEntrada da gruta de Campinhos
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem