Parque Estadual Fritz Plaumann | Santa Catarina

Parque Estadual Fritz Plaumann | Santa Catarina

Parque Estadual Fritz Plaumann | Santa CatarinaParque Estadual Fritz Plaumann | Santa Catarina

Criado pelo Decreto nº 797, de 24 de setembro de 2003, localiza-se no município de Concórdia, o Parque é a primeira e única unidade de conservação da floresta estacional decidual no Estado de Santa Catarina, abrange uma área de 740 hectares, foi criado como medida de compensação ambiental pelo aproveitamento hidrelétrico da Usina de Itá na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai.

O Parque Estadual Fritz Plaumann é uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral, administrado pela Fundação do Meio Ambiente (FATMA), estabelecido pelo Decreto Estadual n° 797 de 24 de setembro de 2003.

Parque Estadual Fritz Plaumann | Santa Catarina
Sua área de 741 hectares protege importante remanescente da Floresta Estacional Decidual (Floresta do rio Uruguai), sendo esta a mais ameaçada do estado de Santa Catarina. Aproximadamente 1/3 de seu território é constituído por uma ilha que se originou com a formação do reservatório da Hidrelétrica Itá. Está localizado inteiramente no município de Concórdia, região Oeste de Santa Catarina e foi criado para compensar os impactos ambientais gerados pela implantação da Usina Hidrelétrica Itá (UHEI).

O Parque teve seu Plano de Manejo aprovado pela portaria nº 082/05 de 13 de outubro de 2005 da Fundação do Meio Ambiente (FATMA). O Plano de Manejo é um documento técnico onde, com base em seus objetivos, contém o planejamento das atividades necessárias à gestão e ao manejo do patrimônio natural e cultural da Unidade de Conservação, assim como sua integração com a região do entorno.
Parque Estadual Fritz Plaumann | Santa Catarina

Tem sua origem no processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Itá, localizada na calha do rio Uruguai, no ano de 1990. Seu marco legal de criação é estabelecido na Resolução Conama nº 010 de 03 de dezembro de 1987, a qual determinava que para reparar os danos ambientais causados pela destruição de florestas e outros ecossistemas, o responsável pelo empreendimento deveria criar e implantar uma Estação Ecológica. Assim, no primeiro momento, em 1994, a Unidade de Conservação a ser criada foi enquadrada pelo IBAMA, órgão licenciador da UHE Itá, na categoria de Estação Ecológica. A então Estação Ecológica nunca foi criada e seu proposto nome Barra dos Queimados, ficou somente na memória de quem acompanhou à época o licenciamento.

Entre os anos de 2000 e 2001 o IBAMA repassa a gestão da área para o âmbito estadual. Com a aprovação da Lei Federal nº 9985/00, Lei que cria o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC, cai a obrigatoriedade da categoria Estação Ecológica e abre-se o leque de opções para a criação de uma Unidade de Conservação do Grupo de Proteção Integral.

Os estudos técnicos que embasaram o Plano de Manejo concluiram que a categoria que mais se adequava à área era a de Parque Estadual. Em 2003, foi feita então consulta pública na Casa de Cultura em Concórdia, conforme preconiza a Lei do SNUC, para a criação do Parque Estadual Fritz Plaumann, nome que homenageia o naturalista alemão, radicado em Seara, Fritz Plaumann.

Parque Estadual Fritz Plaumann | Santa CatarinaFonte: Parque Estadual Fritz Plaumann

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem