Parque Estadual Pico Paraná | Paraná

Parque Estadual Pico Paraná | Paraná

Parque Estadual Pico Paraná | Paraná

Tipo: Parque Estadual
Serra: Serra Ibitiraquire
Localização: Morretes, Antonina e Campina Grande do Sul - Paraná - Brasil - América do Sul
Lat/Lon: 25° 14' S 48° 48' W
Atividades: Caminhadas, Escaladas
Época do Ano: Verão, Primavera, Outono e Inverno
Altitude Máxima: 1.877,36 m (Pico do Paraná)

A região do Conjunto Ibitiraquire, que em tupi-guarani significa "Serra Verde", virou Parque Estadual do Pico Paraná, em 2002 pelo Decreto Estadual 5769. Ali estão localizadas algumas das maiores formações rochosas do Estado do Paraná, entre elas, o Pico do Paraná (1.877,36 m) que é o ponto culminante da Região Sul do País, o Ibitirati (1.876 m), Caratuva (1.85 6m), o Siririca (1.740 m), o Agudo da Cotia, o Itapiroca, o Taipabuçu, o Ferraria, o Tucum, o Camapuan.

Parque Estadual Pico Paraná | Paraná
Parque Estadual Pico Paraná | Paraná
O Parque Estadual do Pico do Paraná abrange parte dos municípios de Morretes e Campina Grande do Sul, totalizando 4.333,83 hectares. O Parque Estadual do Pico Paraná faz parte do conjunto de montanhas que compõe a Serra do Mar, dividindo o Primeiro Planalto Paranaense e a planície litorânea. A Mata Atlântica que cobre a Serra do Mar paranaense é uma das porções contínua mais preservada dessa formação no Brasil. Tem aproximadamente 500 mil hectares e a vegetação é composta em quase sua totalidade em Floresta Ombrófila Densa Montana e Alto-montana e de refúgios ecológicos, o parque abriga também mais de 2.500 espécies vegetais, além de diversos animais ameaçados de extinção, tais como a onça-pintada, o puma, a anta e aves como o gavião pega-macaco e o cuiu-cuiu, entre outros.

Altitude Máxima: 1.877,36 m (Pico do Paraná)
Área: 4.333,83 ha

Administração

Bioma: Floresta Atlântica

Atrações
Pico Paraná: O Pico é considerado o ponto culminante do estado e também de toda Região Sul do País. Foi conquistado em 13 de julho de 1941 por Rudolfo Stam, Alfredo Mysing, e Reinhard Maack. A vegetação do cume do Pico Paraná e de suas encostas não difere muito do restante das montanhas da Serra do Mar paranaense. É composta principalmente por bambus-anões, como a característica Caratuva (Chusquea pinifolia), arbustos e mata nebular de altitude, esta ocorrendo nos trechos mais úmidos.

Do alto dos seus quase dois mil metros de altitude, a visão que se descortina é magnífica. É possível avistar quase todo o litoral paranaense, as montanhas ao redor e cidades como Curitiba e sua região metropolitana, Paranaguá, Antonina e Pontal do Paraná. Nos límpidos dias de inverno é possível até mesmo avistar os navios em alto-mar aproximando-se do Porto de Paranaguá.

Localização
O parque fica nos municípios de Campina Grande do Sul e Antonina, região metropolitana de Curitiba e Litoral, respectivamente. Com seus mais de 4 mil hectares, o Parque Estadual Pico Paraná faz parte do conjunto de montanhas que compõe a Serra do Mar.

Como Chegar
Partindo da cidade de Curitiba pela rodovia BR-116 em direção ao estado de São Paulo, passa-se pelo posto de combustível 'Tio Doca', nas proximidades do quilômetro 47 da rodovia. Logo em seguida há uma ponte que passa sobre o rio Manuel José. Antes de chegar na segunda ponte, sobre o rio Tucum, mais à frente, há um acesso de estrada de terra à direita.

Dentro desta estrada de terra são aproximadamente 6 km até chegar na "Fazenda Pico Paraná". Deste ponto são aproximadamente seis (6) a oito (8) horas de caminhada ininterruptas para chegar ao cume.

Distâncias das Capitais
Curitiba (PR): 56km
São Paulo (SP): 382km

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem