Parque Estadual Rio Guarani | PR

Parque Estadual Rio Guarani | PR

Parque Estadual Rio Guarani | PR

Localização
Está localizado na Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Ombrófila Mista ou de Araucária. Margem direita do reservatório da UHE. Governador José Richa (Salto Caxias), município de Três Barras do Paraná, Estado do Paraná.

O Parque Estadual do Rio Guarani está localizado no sudeste do Paraná, no município de Três Barras do Paraná.

Com 2.322,00 hectares, o Parque Estadual do Rio Guarani é classificado como de Proteção Integral e tem por objetivo a preservação de ecossistemas naturais de relevância ecológica e beleza cênica. Começou a ser estudado pela Copel em 1997, em decorrência da implantação da UHE Governador José Richa.

Em 1999 a Copel ganhou o 7º Prêmio Expressão de Ecologia, categoria Manejo Florestal, pela implementação da Reserva do Rio Guarani como compensação ambiental da UHE. Governador José Richa. Este prêmio corroborou as ações ambientais da Copel e enfatizou que a Companhia vai além nas ações de mitigação dos impactos ambientais, decorrentes da implantação dos seus empreendimentos.

Criação
Em 19 de julho de 2000 foi decretada a criação do Parque Estadual do Rio Guarani, para compensação ambiental da UHE Governador José Richa.

Decreto Estadual
2322/2000.

Possui grande extensão de florestas, com bonitos rios e vegetação, ainda, bem preservada, porém devastada pela derrubada da madeira de corte. Abriga inúmeras espécies de animais, tais como porcos do mato, catetus, onças, antas, quatis, macacos, tatus, porcos espinhos, cutias, gatos do mato, jaquatiricas, pacas, capivaras, etc., além de enorme quantidade de aves, insetos, répteis.

Foi criado por intermédio do decreto 2 322 de 19 de julho de 2000 do Governo do Paraná, com área de 2 235,00 (ha). Hoje, pequenas construções estão sendo realizadas para abrigar funcionários e pesquisadores, porém em decorrência da pequena verba destinada, certamente não poderá ser implantado um centro de atendimento, permitindo assim as visitações ao público em geral.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem