RESERVA ECOLÓGICA ILHA DOS LOBOS - RS

Localização
A Reserva Ecológica Ilha dos Lobos está localizada na cidade de Torres, litoral norte do Rio Grande do Sul, a cerca de 2 km da costa em frente à Praia Grande. É a única ilha marítima do Rio Grande do Sul e tem esse nome porque é a única ilha do Brasil onde, nos meses de julho a novembro, os lobos marinhos, procurando águas quentes, chegam para o acasalamento. Hoje além dos grandes lobos marinhos, carregados de gordura, a Ilha começa a ser visitada por surfistas locais que gostam de ondas grandes, sendo que o acesso é feito unicamente com barco.

O relevo da ilha não ultrapassa 2 metros, já foi causa de muitos naufrágios em tempestades, entre eles, o do navio Havaí, 1965. Suas ancoras encontram-se na praia da Cal, em Torres.

A reserva é refúgio de penípedes, como lobos e leões marinhos vindos da Patagônia, que aproveitam esta área para descanso e alimentação em sua rota migratória; além de servir de ponto de passagem para golfinhos, baleias, botos, aves e tartarugas marinhas. Formada a partir de derrame basáltico ocorrido há 200 milhões de anos, a ilha é composta totalmente por rochas e apresenta uma fauna rica em espécies de peixes e aves marinhas.

RESERVA ECOLÓGICA ILHA DOS LOBOS - RS


A reserva foi criada para proteger e monitorar as espécies marinhas da região, atendendo pesquisadores e ações de educação ambiental. Atualmente, na reserva não é permitida a pesca nem o desembarque.

Fonte: Sema

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem