BALEIA-CACHALOTE, A VIDA DAS BALEIA-CACHALOTE

Características da baleia cachalote

O cachalote (Physeter catodon dos termos gregos physao (soprar) e cata (base) + odon (dente), também Physeter macrocephalus) é a maior das baleias com dentes bem como o maior animal com dentes atualmente existente, medindo até 18 metros de comprimento. Esta baleia tem como característica distintiva o fato de possuir na cabeça uma substância cerosa de cor leitosa, o espermacete. A enorme cabeça e a forma distintiva do cachalote, bem como o seu papel na obra Moby Dick de Herman Melville, levaram muitos a descreverem o cachalote como o arquétipo de baleia por excelência. O cachalote foi caçado nas águas dos arquipélagos portugueses da Madeira e Açores até 1981 e 1984 respectivamente. O Cachalote na verdade é o maior dos golfinhos. Isto se deve ao fato que este animal pertence a ordem dos cetáceos e segundo sua sistemática de classificação pertence a subordem dos Odontocetos, aqueles animais que possuem dentes e apenas um orifício respiratório. O nome de Baleia antes de Cachalote é usado popularmente devido ao tamanho que este animal pode alcançar quando em fase adulta.

Essa baleia possui uma grande cabeça com formato retangular, dificilmente é confundida com outra baleia. A cor da cachalote é um degrade entre o cinza e o marrom. A pele da cachalote é enrugada. Na cabeça frontalmente á está o órgão que produz o espermacete, substância oleosa que garante a flutuação do animal. O período de gestação de uma baleia cachalote é de onze meses. Essa baleia pode ser encontrada em todo o mundo.

Physeter macrocephalus
  • Características principais: O maior cetáceo com dentes, é distinto, e difícil de ser confundido com outras espécies. A principal característica do cachalote é a sua cabeça grande retangular, que corresponde até 40% do seu comprimento total. Sua coloração é escura uniforme, indo do cinza ao marrom. A pele do cachalote é enrugada, principalmente na parte posterior do corpo.
  • Tamanho: Os filhotes nascem com 3,5 a 4 metros. Fêmeas adultas atingem 12 metros e os machos 18 m.
  • Peso: O peso médio do macho é de cerca de 45 toneladas, e o da fêmea 20 ton.
  • Gestação e cria: Aproximadamente onze meses. Nasce apenas uma cria, pesando cerca de 1 tonelada.
  • Alimentação: Variedade de peixes, lulas e polvos.
  • Distribuição: Desde os trópicos até as bordas dos packice em ambos hemisférios,porém apenas os machos aventura-se a atingir as porções extremas do norte e sul de sua distribuição.
  • Ameaças: Por causa de seus caros produtos, como o espermacete e o âmbar-gris, o cachalote tem uma das mais antigas e contínuas histórias de exploração entre os cetáceos. As redes de deriva de alto mar, são outro problema para o cachalote, que acidentalmente se emalham nestas redes.
Características da baleia cachalote
A variação de peso entre as baleias cachalote macho e fêmea, o macho pesa em torno de 45 toneladas e a fêmea pesa em torno de 20 toneladas. A alimentação é composta de peixes, polvos, lulas que vivem nas profundidades do oceano, além de raias, tubarões e crustáceos.

Quando observada de perto é possível ver ventosas deixadas por suas vítimas. A distribuição dos animais pelo mundo se dá desde as bordas até os trópicos.
A cachalote é bastante perseguida por baleeiros, pois produz o espermacete e o âmbar-gris que são produtos caros.

Também há a questão das malhas das cachalotes nas redes. Na época de acasalamento o macho reúne muitas fêmeas. Um dos inimigos mais fortes das cachalotes são as orcas.

A cachalote e o processo de acasalamento
Esta espécie de baleia inspirou o romance “Moby Dick” de Herman Melville (em 1820), através de relatos contados dos sobreviventes de ataques desta baleia. Esta história contém vários detalhes sobre ataques das cachalotes, detalhes sobre a navegação a vela, tudo acontecendo no coração do mar.

A cachalote-anão
Apresenta a boca posicionada ventralmente é parecida com um tubarão. Também possui o órgão do espermacete, similar ao da cachalote.

Pode chegar a medir até 3,5 m e seu peso pode chegar a 210 kg. O tempo de gestação é igual ao da cachalote tradicional, a diferença está no tamanho da cria a 1,2 m. Sua alimentação é composta de lulas e podem ser encontradas em zonas tropicais.

Baleia-Cachalote (Physeter macrocephalus) Baleia-Cachalote (Physeter macrocephalus)

A baleia-cachalote é a maior baleia com dentes pertencente a ordem Cetacea. É o único membro vivo do gênero Physeter e uma das três espécies existentes da família das baleias-cachalotes, juntamente com a baleia-cachalote-pigmeu e a baleia-cachalote-anã. Possui o maior cérebro de qualquer animal. Seu nome deriva de uma substância cerosa branca-leitosa, o espermacete, encontrada em sua enorme cabeça.

Um macho maduro pode crescer até 20 metros de comprimento e pesar até 57.000 kg. Sua cabeça pode representar até um terço do tamanho do animal. Pode mergulhar até 3 km de profundidade em busca de comida e permanecer até 90 minutos submersa. Mergulhos mais típicos são em torno de 400 metros e com 35 minutos de duração. Juntamente com a baleia-nariz-de-garrafa e o elefante-marinho, são os mamíferos que mergulham mais profundamente.

A dieta da baleia-cachalote consiste de várias espécies, tais como: lulas-gigantes, lulas-colossais, polvos, peixes diversos e arraias, mas principalmente de lulas de tamanho médio.

O período de gestação da baleia-cachalote é de 14-16 meses, nascendo apenas um filhote. As fêmeas atingem a maturidade sexual entre 7 e 13 anos; os machos aos 18 anos. Ao atingir a maturidade sexual, os machos se deslocam para latitudes mais altas, onde a água é mais fria e a alimentação é mais produtiva. As fêmeas permanecem em latitudes mais baixas. Os machos atingem seu tamanho total por volta dos 50 anos de idade.

A baleia-cachalote é cosmopolita, vivendo pelos oceanos em grupos chamados de unidades sociais. As unidades de fêmeas e seus jovens filhotes vivem separadas dos machos sexualmente maduros. As fêmeas cooperam para proteger e amamentar seus filhotes. As fêmeas dão à luz a cada três a seis anos e cuidam dos filhotes por mais de uma década.

Vivendo até 70 anos, uma baleia-cachalote madura tem poucos predadores naturais. Filhotes e adultos debilitados são atacados por orcas. Do início do século 18 até o fim do século 20 a espécie foi um dos principais alvos de baleeiros. Além do seu óleo (usado na iluminação) e âmbar (fundamental na perfumaria), o valioso espermacete do animal foi transformado em velas, sabão, cosméticos e óleo de máquina. Muitas vezes o grande tamanho da baleia-cachalote lhe permitiu se defender eficazmente dos baleeiros.

A baleia-cachalote é detentora de alguns recordes do mundo natural:
 Maior mamífero com dentes que se conhece, vivo ou extinto.
Maior cérebro entre todas as espécies vivas da Terra, com um peso médio de 7 kg - sendo conhecidos espécimes com cérebro pesando 9 kg.
Mergulho mais profundo entre todos os mamíferos, podendo se manter submersa por 90 minutos ou mais.
Animal mais ruidoso do mundo. Os sons produzidos pela baleia-cachalote têm uma intensidade que excede os 230 dB.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem