TUBARÃO-RAPOSA OU CAÇÃO-RAPOSA (Alopias superciliosus)

TUBARÃO-RAPOSA OU CAÇÃO-RAPOSACação-raposa Alopias superciliosus

Alopias superciliosus
Tamanho máximo: 4,6 metros

De todos os membros do gênero Alopias, o cação-raposa, está entre os mais vulneráveis por causa de suas populações em declínio. Essa tendência de queda é o resultado de uma combinação de características histórica de vida lenta, resultado de sua baixa capacidade de recuperar-se da exploração, e do alto número de mortalidade em decorrência da pesca predatória.

O Cação-raposa (Alopias superciliosus) é uma espécie relativamente migradora, vivendo na zona oceânica e costeira, encontrado em mares tropicais e temperados. Tem baixa fecundidade (2-4 filhotes / ninhada). Esta espécie é particularmente vulnerável à exploração predatória.


Ocorrência do Tubarão-raposaOcorrência do Tubarão-raposa (Alopias superciliosus)
Este tubarão é encontrado nas zonas oceânicas e costeiras e é praticamente Circumglobal em mares tropicais e temperadas (Compagno 2001).

Atlântico Oeste: varia de Nova York para a Flórida, Mississippi e Texas, EUA, México (Veracruz e Yucatán), Bahamas, Cuba, Venezuela, Brasil (da Praia do Forte, Bahia, Rio Grande do Sul), Uruguai e Argentina.

Atlântico Oriental: a partir do Leste de Portugal e Espanha, ilhas de Madeira e Açores, Marrocos, Ilhas Canárias, Senegal, Guiné e Serra Leoa, Angola, África do Sul (Western Cape), incluindo o Mar Mediterrâneo.

Oceano Índico: África do Sul (Eastern Cape e Kwazulu-Natal), Madagascar, Mar da Arábia (Somália), Golfo de Aden, Maldivas, Sri Lanka.

Pacífico Ocidental: no Sul do Japão (incluindo Okinawa), Taiwan, Vietnam, entre as Ilhas Marianas do Norte e Ilha Wake, Nova Caledônia, Austrália (costa noroeste), Nova Zelândia. Éencontrado, também, no Pacífico Central na área entre as ilhas Wake, Marshall, Howland e Baker, Palmyra e Ilhas Johnston.

Pacífico Oriental: Califórnia e Havaí nos Estados Unidos, México (Golfo da Califórnia), Peru, incluindo as ilhas Galápagos, no Equador e, provavelmente, no norte do Chile (Compagno 2001).

Habitat e Ecologia
Encontrados em águas costeiras ao longo das plataformas continentais, às vezes perto costeira em águas rasas, e no alto mar, também encontrado em águas profundas no talude continental (Compagno 2001). Varia entre a superfície e no intertidal a pelo menos 500 m de profundidade e foi registrado a 723 m de profundidade (Nakano et al. 2003), a maioria abaixo de 100 m de profundidade (Compagno 2001). captura do Mediterrâneo são tipicamente de forma offshore nas águas da plataforma continental.

A estimativa do período da vida reprodutiva do Cação-raposa (Alopias superciliosus) é de 12 a 13 anos (fêmeas), 9 a 10 anos (machos) (Liu et al. 1998). A longevidade é estimada em 20 anos para as fêmeas e 19 anos para os machos) (Liu et al. 1998). Os machos adultos tem cerca de 2,70 m a 3,00 m de comprimento e as fêmeas em torno de 3,32 m a 3,55 m (Chen et al. 1997, Liu et al. 1998, Moreno e Moron 1992, Stillwelli e Casey, 1976). O tamanho máximo registrado de um Cação-raposa (Alopias superciliosus) foi de 4,61 metros (Compagno 2001).

Tubarão-raposa ou Cação-raposa

Alopias vulpinus


Tamanho máximo: 5,4 metros

O tubarão-raposa (Alopias vulpinus) é uma espécie pelágica que vive não muito distante da costa, mais especificamente na plataforma continental, deslocando-se a profundidades de até 550 metros. Os espécimes juvenis apreciam também as baías costeiras. A principal característica do tubarão-raposa relaciona-se a sua enorme cauda, que em alguns exemplares pode alcançar a metade do comprimento total do corpo, cerca de 3 metros. Os machos atingem a maturidade quando chegam aos 3,30 m de comprimento; já as fêmeas a maturidade vem quando elas medem entre 2,60 – 4,50 m de comprimento. O tamanho máximo da espécie até hoje reportado é de 7,60 m de comprimento e 340 quilos.

O tubarão-raposa alimenta-se principalmente de peixes, mas não dispensa a oportunidade de capturar aves marinhas quando elas mergulham para capturar suas presas, ou então, quando repousam à deriva na superfície da água. Contudo, é seu método de caça nada ortodoxo que chama a atenção. Imagine uma pessoa agredindo outra com um taco de basebol até tê-la atordoado, pois é bem assim que o tubarão-raposa age com suas vítimas, desferindo violentos golpes de cauda (como se fosse um bastão), ele, atordoa e, conseqüentemente, desorienta suas presas, que na seqüência são engolidas pelo cruel assassino.

Quando adulto o tubarão-raposa praticamente não tem inimigos. Entretanto quando ainda é juvenil pode vir a ser refeição de outras grandes espécies de tubarões. Sua reprodução é ovovivípara, ou seja, os ovos desenvolvem-se e abrem-se no interior do corpo da genitora. Os jovens tubarões chegam ao mundo pesando entre 5 – 6 quilos, e assim como nos adultos, desde pequeninos já apresentam a nadadeira caudal com um tamanho desproporcional.

O cação-raposa (nome pelo qual a espécie também é conhecida) vive tanto em águas tropicais quanto em mares temperados. No Atlântico Norte distribui-se por quase toda a área costeira americana, com exceção de parte do litoral da Nova Inglaterra, freqüentando das Ilhas britânicas até a costa de Gana, na África, incluindo o Mar Mediterrâneo; sendo também assinalada sua presença no mar do Caribe na região da Ilha de Cuba, estendendo-se para o Atlântico Sul onde é encontrado por toda a costa da América do Sul, do Brasil até a Argentina. Já na região Indo-Pacífico dá o “ar da graça” pela zona costeira da África do Sul, Tanzânia, Somália, Maldivas, Paquistão, Índia, Sri Lanka, Ilha de Sumatra, Japão, Coréia, Austrália, Nova Zelândia até a Nova Caledônia. Também ocorre no Havaí, da Colúmbia Britânica à Califórnia, Panamá e sul do Chile.

Referências
Amorim, A., Baum, J., Cailliet, G.M., Clò, S., Clarke, S.C., Fergusson, I., Gonzalez, M., Macias, D., Mancini, P., Mancusi, C., Myers, R., Reardon, M., Trejo, T., Vacchi, M. & Valenti, S.V. 2007. Alopias superciliosus. In: IUCN 2010. IUCN Red List of Threatened Species. Version 2010.4. www.iucnredlist.org
Postagem Anterior Próxima Postagem