Ave Elefante (Aepyornis maximus)

Ave Elefante (Aepyornis maximus)

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Aepyornithiformes
Família: Aepyornithidae
Gênero: Aepyornis
Espécie: A. maximus
Nome binomial: Aepyornis maximus
E. Geoffroy Saint-Hilaire 1851

A ave-elefante (Aepyornis maximus) é um gênero de Aepyornithidae, um dos dois gêneros ratite extintos malgaxes conhecidos como aves-elefantes.

Descrição
Aepyornis foi extinto pelo menos desde o século 17 - era o maior pássaro do mundo , que se acredita que media mais de 3 metros (10 pés) de altura e pesando quase meia tonelada (400 kg/ £880). Restos de Aepyornis adultos e ovos foram encontrados, em alguns casos, os ovos têm uma circunferência de mais de 1 metro (3,3 pés) e um comprimento de até 34 centímetros (13 pol.) O volume dos ovos é de cerca de 160 vezes maior do que um ovo de galinha.

Ave Elefante (Aepyornis maximus)Biogeografia
A ave elefante vivia na ilha de Madagáscar, na costa leste de África.A ave-elefante não podia voar, pois seus ossos do peito não tinha quilha. Por viver na ilha de Madagascar, ficou separada há muito tempo da linhagem ratite, que ficava no continente africano, onde pensava-se que a Aepyornis maximus tinha vivido por muito tempo, no entanto a ave nunca habitou o continente. A Aepyornis maximus a cerca 85 milhões de anos atrás.

Ave Elefante (Aepyornis maximus)

Tamanho Aepyornis maximus (roxo)
em relação a um ser humano, uma avestruz, e alguns dinossauros

Extinção

Acredita-se que a extinção do Aepyornis foi um efeito da atividade humana. As aves eram encontradas do norte ao extremo sul de Madagascar. Uma teoria que afirma que o homem praticava a caça das aves-elefantes em forma de ritual, levando-a à extinção em um período muito curto mas de forma gradual, apesar do território ter grandes dimensões (hipótese blitzkrieg). Existe evidência de que as aves foram mortas em períodos de grandes festas. No entanto, seus ovos pode ter sido o ponto mais vulnerável de seu ciclo de vida. Um estudo recente realizados por arqueológicos, foram encontrados fragmentos de cascas de ovos entre os restos de fogueiras humanas, sugerindo que os ovos eram, regularmente, utilizados nas refeições de famílias inteiras.

O período exato em que as aves-elefante desapareceram não é certo. Existem contos e lendas desses pássaros gigantes que persistem até hoje na memória popular.

Aepyornis maximus é comumente conhecida como a "ave-elefante ', um termo que aparentemente era originada do relato de Marco Polo (Rukh em 1298), embora aparentemente tivesse referindo-se a uma águia pássaro como forte o suficiente para" devorar um elefante com suas garras ". Os ovos de aves-elefante foram vistos por navegadores no Século XIII (No texto no mapa de Fra Mauro de 1467-69) poderia também ter sido erroneamente atribuída a um velociraptor gigante de Madagascar. A lenda do ROC pode também ter se originado das aves-elefante relacionadas com a águia Africana, sendo suficientemente grande para capturar grandes primatas, hoje, lêmures ainda mantêm o medo de predadores de asas.


Ovos da ave-elefante
Os ovos sub-fossilizados foram encontrados ocasionalmente intactos. A National Geographic Society de Washington (EUA) mantém um exemplar de um ovo de Aepyornis que foi presenteado a Luis Marden em 1967. A peça está intacta e contém um esqueleto embrionário do pássaro. Outro ovo gigante está exposto no Museu de História Natural de Harvard, em Cambridge, MA. Vários ovos estão no Grande Museu de Zoologia da Universidade de Londres, que foi doado por Claudia Cory, a sobrinha do autor e ilustrador Charlotte Cory. David Attenborough (BBC) possui uma casca de ovo fossilizado quase completo, que foram construídas a partir de fragmentos que ele coletou em uma visita a Madagáscar. O Museu de História Natural de Paris mantem exemplares de ovos ds aves-elefante.


Ave Elefante (Aepyornis maximus)Ovos no Museu de História Natural de Paris
(
Muséum national d'Histoire naturelle)

Bibliografia

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Ave_Elefante
  • Goodman, Steven M. (1994). "Description of a new species of subfossil eagle from Madagascar: Stephanoaetus (Aves: Falconiformes) from the deposits of Ampasambazimba". Proceedings of the Biological Society of Washington (107): 421-428.
  • Mlíkovsky, J. (2003). "Eggs of extinct aepyornithids (Aves: Aepyornithidae) of Madagascar: size and taxonomic identity". Sylvia 39: 133–138.
Postagem Anterior Próxima Postagem