Comensalismo | Relação Ecológica Interespecífica

Comensalismo | Relação Ecológica Interespecífica

Comensalismo | Relação Ecológica InterespecíficaComensalismo

O comensalismo é um tipo de relação ecológica entre duas espécies que vivem juntas, o termo comensal significa algo como convidado à mesa, assim o termo comensalismo foi utilizado para designar relações alimentares em que uma espécie comensal se beneficia dos restos da outra espécie anfitriã no entanto sem prejudicar este seu anfitrião.

O conceito se estendeu para qualquer relação para além da estritamente alimentar (por exemplo, de proteção ou de transporte), na qual uma espécie se beneficia sem prejudicar a outra, sendo assim consideradas uma relação harmônica.

Tipo de relação ecológica interespecífica (entre indivíduos de diferentes espécies) harmônica onde uma parte se beneficia sem prejudicar a outra parte. O termo comensalismo efere-se a situações com alimentos, mas atualmente já abrange relações não alimentares nde uma espécie se beneficie sem prejudicar a outra. O individuo que se alimenta dos estos de outra espécie é denominado comensal.

Alguns exemplos de comensalismo

Um exemplo é a relação da rêmora (ou peixe piolho) com o tubarão. O pequeno peixe se fixa no tubarão através das suas ventosas obtendo um bom meio de transporte e, possivelmente, se alimentando dos restos alimentares do tubarão. É uma relação positiva para um indivíduo e neutra para outro. Outro exemplo é a Entamoeba coli (não confundir com Escherichia coli), uma amiba comensal que vive no intestino humano, onde se nutre dos restos da digestão do seu hospedeiro, sem prejudicar o homem.

Podemos citar como exemplos de comensalismo:

Peixe piolho (rêmora) e tubarão: é o exemplo mais comum do comensalismo, onde a rêmora se fixa no tubarão com ajuda de suas ventosas e obtém um bom meio de transporte o mesmo tempo em que se alimenta dos restos de suas refeições. Nota-se que a relação é positiva para a rêmora e não prejudica de nenhuma forma o tubarão.

Leão e hiena: as hienas observam os leões aguardando que o bando saia para caçar e alimenta-se dos restos das carcaças que eles deixam. Desta forma, as hienas obtêm comida e maneira simples e os leões não são prejudicados com isso.

Situações diferentes podem ocorrer entre as duas espécies também quando as hienas não esperam que o leão sacie sua fome, atacando-o no momento em que ele abate a sua presa para servir-se da presa sem nenhum trabalho. Porém neste caso não há uma relação de comensalismo já que uma espécie será prejudicada pela outra, caracterizando um caso de esclavagismo.

Homem e urubu: neste caso o urubu alimenta-se de restos de comida jogados pelos homens, mais freqüentemente nos lixões da cidade.

Homem e entamoeba coli: relação onde o protozoário entamoeba coli, que vive no intestino humano, alimenta-se dos restos da digestão feita pelo homem, mas não o prejudicando.

Anêmona-do-mar e peixe-palhaço: nesta relação, o peixe-palhaço refugia-se entre os tentáculos da anêmona-do-mar e aproveita as sobras de alimentos para alimentar-se.

Os exemplos são inúmeros de serem citados. Sendo assim, podemos concluir, de forma reduzida, que se uma relação ocorre entre espécies diferentes e uma pode beneficiar-se sem prejudicar a outra, temos o comensalismo.

Bibliografia:
www.infoescola.com
www.suapesquisa.com
www.infopedia.pt
www.dicio.com.br
www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem