CONSTRUÇÃO ECOLÓGICA (ARQUITETURA ECOLÓGICA)

CONSTRUÇÃO ECOLÓGICA

As construções ecológicas fazem parte de um segmento inovador no ramo da construção civil que tem como preocupação com a redução dos impactos ambientais da obra.

Conceito
“Construção ecológica”, “construção sustentável”, “arquitetura bioclimática”. Todos estes conceitos estão relacionados a uma ocupação inteligente do espaço construído de forma harmônica com o meio ambiente. Entretanto, cada um tem suas particularidades e seus focos de trabalho diferenciados.

A arquitetura bioclimática tem como foco principal o conforto e bem-estar do morador/usuário através da adaptação da construção ao clima local gerando um melhor aproveitamento energético. A construção sustentável visa a redução do impacto ambiental da construção através da utilização de técnicas, materiais e tecnologias menos agressivas antes, durante e depois da obra, que garantam a sustentabilidade do empreendimento através do uso de materiais duráveis, reuso de água e formas alternativas de energia. Já a construção ecológica, embora tenha o mesmo objetivo da anterior, possui uma estratégia diferente através da utilização de materiais disponíveis no próprio local da construção, além de defender a integração da construção com a paisagem de forma a causar o menor impacto visual possível. É desta última que trataremos aqui.

A arquitetura ecológica tem como objetivo principal a utilização de materiais disponíveis no próprio local de construção confeccionados de maneira artesanal ou semi-artesanal e que usam, na maioria das vezes, materiais renováveis como palha e fibras vegetais (a terra, muito usada neste tipo de construção, não é renovável, porém pode ser reutilizada inúmeras vezes). Um exemplo são os esquimós que usam o gelo, os índios que usam a terra, e vários outros exemplos de povos tradicionais que dispunham apenas de recursos locais. É quase que uma conseqüência que essas construções mantenham uma integração com o ambiente local, interferindo minimamente na paisagem.

Claro que ninguém terá de morar em um iglu. Alguns exemplos de construções modernas que seguem o conceito de construção ecológica podem ser vistas na Alemanha, EUA e México por exemplo.

No Brasil, a prática ainda é pouco difundida e sofre um certo preconceito embora tenha sido largamente empregada em cidades históricas que tem várias casas feitas de adobe.

Na verdade, trata-se de um resgate de técnicas construtivas tradicionais que utilizam materiais feitos basicamente de terra (alguns utilizam terra e cimento em pequenas quantidades, outros utilizam terra e fibras vegetais, e etc.) e por isso, com praticamente nenhum impacto ambiental. É claro que as técnicas evoluíram e hoje, contamos com opções diversas de materiais e acabamentos que permitem um visual muito mais arrojado que antigamente além de maior durabilidade, embora as cidades históricas não deixem negar que estes materiais já são bastante resistentes: na Alemanha, na cidade de Weilburg, está o prédio mais alto da Europa construído de terra crua (taipa-de-pilão). Com 7 andares, o prédio já resistiu a um incêndio e tem quase 200 anos.

Alguns outros materiais que podem ser utilizados em construções ecológicas são: madeiras, pedras, adobe (blocos de terra crua que não passam pelo processo de cozimento dos tijolos convencionais), cob (mistura de barro com fibras vegetais sovados muito usado na Inglaterra), terra-palha ou somente palha prensada na forma de blocos (strawable), calfetice (barro, cal, cimento e fibra vegetal misturados), super-adobe (mistura tipo adobe apiloada em sacos de polipropileno). Cada material exige cuidados específicos para sua utilização e manutenção e oferecem possibilidades diferenciadas de trabalho.

Da mesma forma que na construção sustentável, na construção ecológica não podem faltar medidas para economia no uso da água, eficiência energética e gerenciamento de resíduos, assim como, é importante observar sempre se os materiais utilizados foram extraídos de forma sustentável (sem desmatamento e outras degradações).


A ideia é inspirada em diversos povos tradicionais que constroem suas habitações com o material disponível no lugar, como as casas feitas de terra dos índios e os iglus de gelo dos esquimós. Claro que esse conceito é adaptado à realidade atual e das pessoas que irão ocupar esses locais.

O objetivo não é colocar o homem moderno para morar num iglu ou numa oca, é utilizar essa técnica com as possibilidades modernas que existem de acabamento, para produzir uma obra que seja biodegradável e não contribua ainda mais com a poluição.

Assim como nas demais construções que se preocupam com os impactos ambientais também as ecológicas se preocupam com a economia de água e seu reuso, uso inteligente da energia, diminuição de resíduos e verificação da procedência de todos os materiais que tenham que ser utilizados tenham uma origem certificada.

Construções ecológicas pelo mundo
No Brasil ainda há um grande preconceito contra esse tipo de construção, considerada de menos valor.

Já no México, na Alemanha e nos EUA há um grandes número de construções modernas que utilizam essas técnicas.

Tradicionalmente a terra (o material mais importante nesses tipos de construção) sempre foi utilizada e podemos ver diversos prédios antigos construídos com base neste material mostrando que, se bem feita, a construção pode durar bastante, como é o caso de um prédio em Weilbur, na Alemanha que tem mais de duzentos anos e já sobreviveu a um incêndio.

Fontes
http://www.espiralando.com.br
http://www.forumdaconstrucao.com.br
http://www.idhea.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem