DODÔ OU DODÓ, AVE DA FAMÍLIA RAPHIDAE

DODÔ OU DODÓ, AVE DA FAMÍLIA RAPHIDAEDodô ou Dodó (Raphus cucullatus), Ave da Família Raphidae

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: Raphidae
Gênero: Raphus (Brisson, 1760)
Nome binomial: Raphus cucullatus
Carolus Linnaeus, 1758

O dodó ou dodô, também chamado dronte (Raphus cucullatus) era uma ave não-voadora com cerca de um metro de altura que vivia nas ilhas Maurícias, uma das ilhas Mascarenhas na costa leste da África, perto de Madagascar. Se alimentava de frutas e acabou por ser extinta graças à ação do ser humano durante o processo de colonização da ilha. É da família dos pombos, tinha asas curtas e bico longo e pesado.


Descoberta e etimologia
As primeiras descrições conhecidas destas aves foram feitas pelos holandeses, que chamaram o pássaro mauriciano de walghvogel ( "pássaro chafurdador" ou "pássaro repugnante"), em referência ao seu gosto. Embora muitos escritos posteriores digam que a carne era ruim, os primeiros jornais apenas diziam que a carne era dura, mas boa, embora não tão boa como a dos pombos, abundantemente disponíveis. O nome walgvogel foi usado pela primeira vez na revista do vice-almirante Wybrand van Warwijck que visitou a ilha em 1598 e denominou-a de Maurícia.


A etimologia da palavra não é clara. Alguns atribuem isso à palavra holandesa dodoor para "preguiçoso", mas ele provavelmente está relacionada à dodaars ("nó-bunda"), referindo-se ao nó de penas sobre o traseiro do animal. O primeiro registro da palavra dodaerse está no relato do capitão Willem van Westsanen de 1602. Thomas Herbert usou o termo DODO em 1627, mas não está claro se ele foi o primeiro a vê-lo, pois os portugueses já haviam visitado a ilha em 1507, embora, tanto quanto se sabe, não tenham mencionado o pássaro. De acordo com o Microsoft Encarta e o Chambers Dictionary of Etymology , Dodo seria derivado do português arcaico doudo (atualmente doido).

David Quammen considerou a ideia de que o nome do pássaro foi uma aproximação onomatopaica do som que as aves produziam, um piado de duas notas, que soava como "doo-doo".

Em 1606 Cornelis Matelief de Jonge escreveu uma importante descrição do pássaro, de algumas outras aves, plantas e animais na ilha.

Sistemática e evolução
O pássaro era um parente próximo os pombos e pombas modernos. Análises do DNA Mitocondrial,do cytochromo b e do RNA ribossomal sugerem que os ancestrais do Dodô divergiram dos ancestrais do Solitário-de rodrigues (também extinto) entre o Paleogeno e o Neogeno. como para a razão pela qual a data de "25 Mya" é suspeito como as Ilhas Mascaranhas são de origem vulcânica e existem há menos de 10 milhões de anos, os ancestrais de ambos os pássaros provavalmente permaneceram capazes de voar por muito tempo depois da separação de suas linhagens. O mesmo estudo rambém mostrou que o Pombo-de-nicobar é o animal vivo mais próximo do Solitário-de-reunião e do Dodô.

No entanto, a filogenia proposta é bastante questionável quanto as relações dos outros taxa e, portanto, deve ser considerada hipotética pendente uma investigação mais aprofundada, considerando os dados biogeográficos, é muito provável que seja errada. Tudo isso pode ser dito neste momento com alguma certeza é que os antepassados dos dodôs foram pombos do sudeste asiático ou Indonésia,o que coincide com a origem da maioria dos pássaros das Ilhas Mascarenhas. se os dodôs e os solitários-de-rodrigues eram mais próximos do Pombo-de-Nicobar entre as aves vivas, ou se eles estão mais próximos de outros grupos , tais como Ducula,Treron, ou Goura ainda não é claro a este momento. Por um longo tempo, o pássaro e os spolitários-de-rodrigues (coletivamente denominados "didines") foram colocados em uma família própria, a Raphidae. Isto porque as suas relações com outros grupos de aves (como carris) ainda tinham que ser resolvidas. atualmente,a Raphidae é considerada por muitos como uma subfamília da ordem Columbidae.

os supostos dodôs brancos,atualmente são interpretados como sendo basados em relatórios mal-interpretados do íbis-terrestre de Reunião,e pinturas de dodôs aparentemente albinos. o albinismo é conhecido por ocorrer mais frequentemente em espécies que habitam ilhas.

Ilustração por Mughal artista Ustad Mansur, uma das primeiras ilustrações dos Dodos
Ilustração por Mughal artista Ustad Mansur,
uma das primeiras ilustrações dos Dodos
Morfologia
Em Outubro de 2005, parte do Mare aux Songes, o mais importante sítio arqueológico com restos de exemplares de dodôs, foi escavado por uma equipe internacional de investigadores. Muitos restos mortais foram encontrados, incluindo os ossos de aves de diversas fases de maturidade, e,alguns obviamente pertencentes a um único espécime e preservados em posição natural. Estes resultados foram tornados públicos, em Dezembro de 2005 no Museu de História Natural de Leiden. Antes disso, poucos espécimes inteiros eram conhecidos,com a maior parte do material sendo composto de ossos isolados e dispersos. O Museu de História Natural de Dublin e o Museu de História Natural da Universidade de Oxford, entre outros, têm um modelo montado a partir desses restos dispersos, um ovo de dodô está em exposição num museu em East London,África do Sul. Até recentemente, a maioria dos restos intactos, actualmente em exibição no Oxford University Museum of Natural History, eram uma parte de um pé e o crânio.

Os restos do último dodó empalhado conhecido tinham sido mantidos no Ashmolean Museum em Oxford, mas em meados do século XVIII, o modelo - salvo as peças ainda existentes hoje - estava completamente estragado e foi jogado fora.

Em Junho de 2007, aventureiros exploraram uma caverna na ilha Maurícia e descobriram o mais completo e bem preservado esqueleto de dodô do mundo.

De acordo com os retratos dos artistas, o Dodô tinha plumagem acinzentada, um bico de 23 centímetros com uma ponta encurvada, asas muito pequenas, pernas amarelas, e um tufo de pena s enroladas em sua extremidade posterior. os Dodôs eram aves muito grandes, pesando cerca de 23 quilos. O esterno, era ineficiente para suportar o voo; o dodô não tinha predadores no ecossistema original da ilha.

A tradicional imagem do pássaro é de um pássaro gordo e desajeitado, daí o sinônimo Didus ineptus, mas esta visão tem sido contestada nos últimos tempos. A opinião geral dos cientistas hoje é que os antigos desenhos mostraram espécimes mantidas em cativeiro,e acima do peso. Como as Ilhas Maurício têm temporadas de seca e cheia marcadas, o pássaro provavelmente engordava comendo frutos maduros no final da estação chuvosa para sobreviver na estação seca, quando o alimento era escasso; contemporânea relatórios falam do grande apetite das aves. Em cativeiro, com o alimento prontamente disponível, as aves se tornaram gordas muito facilmente.

Dieta
Em 1973 alguns cientistas ficaram convencidos de que o tambalacoque, também conhecida como a "árvore-dodô", estava desaparecendo. Só existiam treze exemplares da planta em toda a ilha, e estes tinham mais de 300 anos. Concluiu-se que nasceram na época em que as últimas aves dodô ou dronte (Raphus cucullatus) estavam sendo mortos.

Conseqüentemente o ecologista aviário estado-unidense Stanley Temple elaborou a teoria de que dodôs deviam ter sido os consumidores naturais das sementes da árvore, e que só quando as sementes passavam por seu aparelho digestivo é que elas ficavam ativas, podendo assim germinar.

Ele teria forçado a alimentação de dezessete frutos de tambalacoque por perus e três haveriam germinado. Alega-se que Temple não tentou qualquer germinação de sementes de controle não alimentadas pelos perus, por isso o efeito da alimentação dos frutos pelos perus não era clara. Temple também teria ignorado relatórios sobre a germinação das sementes por tambalacoque de AW Hill em 1941 e HC Rei, em 1946, que encontrou as sementes germinadas, embora muito raramente, sem abrasão.

Extinção
O Dodô não tinha medo das pessoas, o que, combinado com o fato de não voar, fez dele uma presa fácil para os humanos. Os primeiros colonos da ilha foram os, que chegaram em 1505. O nome dodó provavelmente tem origem no aspecto desajeitado destas aves; por isso, os os batizaram de "doudos", ou seja "doidos". O dodó era uma excelente fonte de alimentação, pesando cerca de 16 quilos. Os dodós adultos foram caçados, mas esta não foi a única ameaça que passaram a enfrentar. Quando os humanos chegaram, trouxeram consigo outros animais, como porcos, ratos e macacos, que destruíam os ninhos do dodó. O último dodó foi morto em 1681, e não foi preservado nenhum espécime completo, apenas uma cabeça e um pé (o que restou dum espécime num museu na Inglaterra após um incêndio).

Recentemente, os cientistas descobriram que uma espécie de árvore da ilha Maurícia estava desaparecendo. Só existiam 13 exemplares em toda a ilha, e tinham mais de 300 anos. Nasceram na época em que os últimos dodós estavam sendo mortos. Descobriu-se que os dodós comiam as sementes da árvore, e só quando as sementes passavam pelo aparelho digestivo dos dodós é que ficavam ativas, podendo crescer. Ao fim de algum tempo descobriu-se que era possível conseguir o mesmo efeito se as sementes fossem comidas por perus. A árvore foi salva e agora é conhecida por árvore-dodó.

Um novo estudo genético descobriu que o dodó descende de uma espécie de pombos migradores. Os pombos instalaram-se na ilha e teriam evoluído para uma ave muito maior e sem capacidade de voar, devido ao fato do alimento ser encontrado em abundância no solo e falta de predadores naturais.

Pesquisas científicas atuais visam um dia poder recuperar espécies de animais como Tigre da Tasmania e o próprio Dodó, através da recuperação do material genético desses animais por meio de plantas e restos orgânicos.

Bibliografia

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem