Leveduras | O Que São Leveduras?

Leveduras | O Que São Leveduras?

As leveduras tem um papel muito importante para a indústria alimentícia. Entre suas diversas aplicações, elas são utilizadas no processo de fabricação de bebidas alcoólicas, assim como na fermentação dos pães. As leveduras constituem-se como um grupo de organismos unicelulares, da mesma família dos fungos, e que apresentam rico valor proteico. São conhecidos mais de trezentos e cinquenta espécies deste organismo, sendo o mais difundido na indústria alimentícia a espécie saccharomyces cerevisiae, a mesma utilizada no processo de fermentação tanto da cerveja como do pão.
Atualmente, a obtenção da levedura é possível em laboratório; ainda assim, continua sendo a levedura natural, cuja extração se dá a partir do melaço da cana-de-açúcar, a mais utilizada. A indústrias do vinho é outro setor a fazer larga utilização das leveduras; além das indústrias alimentícias que as utilizam na fabricação de ração animal e alimentos para consumo humano.

Leveduras | O Que São Leveduras?O fato de serem uma fonte rica em valor proteico, como foi dito anteriormente, faz desses organismos unicelulares importantes aliados ao sistema imunológico no combate a doenças e infecções, além de trazerem outros benefícios à saúde.

O que são leveduras
As leveduras são fungos formados por apenas uma célula (unicelulares). Não são visíveis a olho nu, portanto, podem ser visualizadas apenas com o auxílio de microscópio.

Formato
Grande parte das leveduras apresenta-se no formato oval.

Reprodução
A reprodução das leveduras ocorre de maneira assexuada (sem intervenção de gametas), através de um processo conhecido como brotamento. Desta forma, uma levedura pode gerar outras, sem a necessidade de outra levedura.

Vida, alimentação e doenças provocadas
As leveduras vivem em locais com presença de matéria orgânica ou como parasitas em outros seres vivos. Podem, inclusive, parasitar os seres humanos, provocando doenças. A levedura Cândida Albicans é a levedura parasita mais conhecida do ser humano, pois provoca uma doença chamada candidíase que afeta, principalmente, os órgãos genitais femininos.
Uso de leveduras na fabricação de alimentos e bebidas
Algumas espécies de leveduras são usadas na indústria de bebidas e alimentos. O vinho e a cerveja, por exemplo, usam leveduras em determinadas etapas de produção. Também são utilizadas no processo de fermentação da massa de pão.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem