Bacillus Megaterium | Bactéria Gram-Positiva

Bacillus Megaterium | Bactéria Gram-Positiva

Esta bactéria não é considerada patológica para o ser humano. É um organismo gram-positivo, aeróbio e produtora de esporos. Comumente encontrado no solo. Formam colônias nas cadeias de polissacarídeos, devido à fixação na parede celular.

Muito eficiente no processo de clonagem devido ao fato de que a protoase do produto não sofre degradação e há boa estabilidade dos plasmídios.

As organismos representantes da espécie Bacillus megaterium são comumente encontrados no solo. Eles tem coloração gram-positiva, são aeróbios e não são considerados patógenos humanos. Constituem um importante grupo para a biotecnologia, já que as enzimas produzidas a partir dessa bactéria auxiliam na produção de penicilina sintética e de modificadores de corticosteroides.

O Bacillus megaterium e a biomedicina
Bacillus Megaterium | Bactéria Gram-PositivaAo contrário são bastante importantes para a biomedicina, pois, auxiliam na produção da penicilina sintética, modificando corticosteroides e várias desidrogenases de aminoácidos. A penicilina, substância de grande poder bactericida, é muito utilizada como antibiótico contra doenças causadas por bactérias, como o antraz, por exemplo.

A biomedicina é uma ramificação da medicina que tem crescido e evoluído muito, recentemente. Bactérias como a Bacillus megaterium são de grande importância pois são capazes de deter as patologias geradas por outras bactérias.

Eubactéria
Uma bactéria por natureza é um microrganismo que pode causar infecções no ser humano. O Bacillus megaterium, porém, é uma eubactéria, isto quer dizer que é uma bactéria que auxilia o ser humano. Não prejudicial a sua saúde. Pode ser utilizada para fins médicos como já mencionado acima. Este tipo de bactéria é empregada na medicina na busca de combater os efeitos de outras bactérias nocivas ao homem.

A nomenclatura do Bacillus megaterium
O nome deste bacilo tem sua origem nas seguintes palavras gregas Mega (grande) e Megaterium (animal grande). Pois é maior que outros bacilos da mesma família. Além de suas propriedades medicinais serem altamente destrutivas para as outras bactérias.

Aparecimento do Bacillus megaterium
Este bacilo está presente no mundo todo e geralmente aparece no solo. Pelo fato de que não é nocivo ao homem não exige cuidados preventivos contra seu surgimento. Não causa doenças e nem complicações de problemas de saúde já existentes antes do contato. Seria o que é chamado de uma bactéria do bem.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem