Moho-Bishopi ['O' O De Molokai (Moho bishopi)]

Moho-Bishopi ['O' O De Molokai (Moho bishopi)]
Moho-Bishopi ['O' O De Molokai (Moho bishopi)] Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Mohoidae
Gênero: Moho
Nome Binominal: Moho bishopi
(Lesson, 1830)

’O’o-de-molokai (Moho bishopi) foi uma ave do gênero Moho, pertencente à família Mohoidae. A fazia parte de um grupo de quatro espécies, todas elas extintas, que habitavam as florestas do arquipélago do Havaí. O ’O’o-de-molokai (Moho bishopi) era ave de médio porte, com 21 a 30 cm de comprimento, tinha a cauda longa e bifurcada e manchas amarelas na zona posterior do pescoço e asas. O bico era ligeiramente curvo, adaptado a uma alimentação à base de néctar, suplementada com pequenos insetos e frutos.

As razões do desaparecimento do ’O’o-de-molokai (Moho bishopi) está relacionadas com a colonização humana do Hawaii. As tribos polinésias iniciaram a caça desta ave pelas suas penas, usadas na fabricação de adereços e capas muito apreciadas pelas classes aristocráticas. A caça, no entanto, nunca foi uma ameaça letal comparada com a introdução de espécies invasoras, em particular dos ratos que logo ocuparam todo o Arquipélago ao atacarem os ninhos das aves nativas. No século XIX, os ’O’o-de-molokai (Moho bishopi) já se encontravam em declínio e a sua captura tornava-as num motivo de grande interesse para os colecionadores de penas e ovos, principalmente por parte deo europeus. A caça associada ao naturalismo foi um dos fatores do desaparecimento, bem como a degradação progressiva dos habitats dessa ave.

Moho-Bishopi

Extinção do Moho-Bishopi  

’O’o-de-molokai (Moho bishopi) foi extinto por volta de 1904. Descrito pelo Lord Rothschild em 1893. A espécie era nativa da ilha de Molokai e há evidências de que tenha vivido também na ilha de Maui. Um possível registo visual, em 1981, nunca foi confirmado.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br

Postagem Anterior Próxima Postagem