OLHO HUMANO - ESTRUTURA DO OLHO HUMANO

Estrutura e função do olho humano


É o órgão sensorial baseado na sensibilidade à luz, é fotossensível. Os órgãos fotorreceptores de todos os seres vivos se caracterizam por possuírem um ou mais pigmentos fotossensíveis, ou foto-excitáveis, associados a receptores de membrana. O pigmento responsável pela visão das cores é a rodopsina, presente em todos os animais que vem as cores, entre eles os primatas, e o ser humano, por ser um macaco.

Esclerótica e córnea
Os olhos são duas bolsas membranosas cheias de líquido, embutidas em cavidades ósseas do crânio, as órbitas oculares. A movimentação dos olhos é controlada por três pares de músculos, que se prendem a esclerótica, membrana de cor branca constituída por tecido conjuntivo resistente.

Na parte anterior do globo ocular a esclerótica forma uma camada transparente chamada córnea, que permite a passagem de luz. Imediatamente abaixo da córnea há um espaço preenchido por um líquido transparente, denominado humor aquoso. O termo “humor” é usado na Biologia para designar qualquer líquido corporal.

Coróide e íris
Sob a esclerótica há uma película pigmentada chamada coróide, na qual se localizam os vasos sanguíneos que nutrem e oxigenam as células do olho. Na parte anterior do olho, sob a córnea, a coróide forma a íris, o disco colorido do olho. No centro da íris há um orifício de tamanho regulável, a pupila, por onde a luz penetra no globo ocular.

A íris pode ser comparada ao diafragma regulável de uma máquina fotográfica, capaz de ajustar o tamanho da pupila e regular a quantidade de luz que penetra no olho.
Cristalino e músculos ciliares
Atrás da íris localiza-se o cristalino, a lente do olho. É o cristalino que dá nitidez e foco à imagem luminosa, projetando-a na área sensível do fundo do olho. O cristalino está ligado aos músculos ciliares, cuja contração modifica-se ligeiramente a forma do cristalino, de modo a focalizar a imagem de maneira correta, no fundo do olho.

Retina
Camada que reveste o interior da câmara ocular, a retina contém dois tipos de células fotossensíveis: os bastonetes e os cones.

Por esta razão o sistema sensorial é muito sofisticado, particularmente os olhos que, no caso dos polvos e lulas têm estrutura notavelmente similar à dos vertebrados. Também formam imagem, mas acreditasse que muita mais precisa. Mamíferos e aves possuem uma estrutura ocular bastante semelhante, e possuem, como os olhos dos artrópodes e dos cefalópodes, a sensação da intensidade e do comprimento de onda da luz que percebem. Nos seres humanos os olhos estão localizados na porção anterior do corpo, a cabeça, dentro da órbita. A órbita ocular é um compartimento ósseo formado por vários ossos do crânio, e protege o olho. Basicamente todo olho possui uma câmara escura, uma camada de células fotorreceptoras, um sistema de lentes para focalizar a luz que forma a imagem e um sistema de células nervosas para conduzir os estímulos ao córtex cerebral. No ser humano possui um olho com três camadas ou túnicas dispostas concentricamente. A camada externa, formada pela esclera ou esclerótica e pela córnea. A camada média ou túnica vascular, constituída pela coróide e pela íris. E a terceira camada ou a túnica nervosa, a retina, que se comunica com o cérebro pelo nervo óptico. Há também a lente ou cristalino, que é uma estrutura biconvexa transparente. Frente ao cristalino está uma expansão pigmentada e opaca da camada média e, o recobre em parte. É chamada de íris.

Fóvea
Os bastonetes localizam-se em maior número nas regiões laterais do olho. Já no centro do campo visual, chamado fóvea, há somente cones.

Ponto cego
Os cones e os bastonetes estão conectados a fibras nervosas que se juntam todas em um mesmo ponto do globo ocular, o disco óptico, onde tem origem o nervo óptico. Essa região, por não apresentar fotorreceptores, é um ponto cego; imagens focalizadas sobre ele não são vistas.
  • http://www.portalsaofrancisco.com.br
  • http://www.fontedosaber.com
Postagem Anterior Próxima Postagem