BALEIA-AZUL - TAXONOMIA DA BALEIA-AZUL

Baleia Azul
A Baleia-azul ou rorqual-azul ou gigante é a maior espécie de baleia existente no mundo. Quando nasce essa baleia já possui quase sete metros de comprimento e pesa em torno de quatro toneladas.

Baleia Azul
A baleia-azul, (Balaenoptera musculus) é um Mamífero marinho. Como outras baleias, as baleias azuis usam lâminas córneas na sua cavidade bucal para filtrar seu alimento (krill) da água do mar, alimentando-se também de pequenos peixes e lulas. A baleia-azul é o maior animal alguma vez existente, podendo chegar a ter 33 metros de comprimento e mais de 180 toneladas de massa.

A baleia-azul possui uma pequena aleta (abertura) que é visível apenas num curto período, quando a baleia mergulha. Tal aleta pode produzir jatos de água de até nove metros altura. O seu pulmão pode conter aproximadamente cinco mil litros de ar.

É também o animal mais ruidoso do mundo. Emitem sons de baixa frequência que atingem os 188 decibéis — mais fortes que o som de um avião a jacto — que podem ser ouvidos a mais de 800 quilómetros de distância

Quanto mais velha fica mais cresce em comprimento. Chega a ter um tamanho exagerado. Podem medir 34,5 metros e pesar em torno de 150 toneladas. Apenas a língua chega a medir 3 toneladas.

As nadadeiras chegam aos 5 metros e a cauda aos 7 metros. São 60 toneladas de músculos e 30 de gordura. O coração pesa 430 kg.

O corpo cinza possui manchas pálidas. Cada baleia-azul tem sua própria disposição de manchas, isso confere individualidade para cada animal. Quando o dia é ensolarado pode-se ver a coloração azul.
Taxonomia
A baleia-azul é uma das sete espécies de baleia no género Balaenoptera. A espécie é dividida em três subespécies:

  • B. m. musculus, as populações do Atlântico Norte e Pacífico Norte,
  • B. m. intermedia, a população do Oceano Antártico e
  • B. m. brevicauda que é uma baleia pequena conhecida também como a baleia-pigmeu, encontrada no Oceano Índico e Pacífico sul.
A caça, normalmente, é feita em pares e se alimenta de plâncton e peixes. Essa baleia faz como grande parte das outras, ela abre a boca e deixa a água entrar na boca e retám o alimento.

Os sons da baleia-azul
Os sons que são produzidos pela baleia-azul podem viajar através do oceano até distâncias de 160 km, assim pode se comunicar com outras baleias que se encontrem longe.

A extinção e as baleias
Os antepassados mais remotos da baleia foram grandes mamíferos que viveram no oceano, há 50 milhões de anos atrás. O mar foi adotado como residência, pois a terra tornou-se perigoso.

A baleia é a representante mais novo da antiga família. Porém apesar de já ter existido milhares de baleias nos mares do mundo todo hoje restaram poucos indivíduos. A extinção desses animais é marca dos dias de hoje. A exploração comercial desses animais está presente em mercados comerciais como da alimentação e do óleo de baleia.

A Comissão Internacional da Baleia (que reúne 15 países) fixou o limite de caça em 1976, para 20.000 baleias por ano. Porém as medidas estabelecidas para a preservação não tem sido respeitadas.
Postagem Anterior Próxima Postagem