PIOPIO-DA-ILHA-SUL-DA-NOVA ZELÂNDIA (Turnagra capensis)

Piopio da Ilha Sul, Turnagra capensis

Classificação científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Turnagridae
Espécie: T. capensis
Nome Binomial: Turnagra capensis

Descrição
Esta ave de médio porte de coloração azeitona-marrom, com asas e cauda rufosa, e um peito salpicado. O Piopio da Ilha Sul foi considerada uma das aves de melhor canção nativa da Nova Zelândia. Os Piopios da Ilha Sul eram onívoros, e relativamente sociáveis com os humanos, pois foram vistos comendo restos de comida dos campistas no período da colonização da Nova Zelândia pelos europeus no século XVII.

Taxonomia
Piopio da Ilha Sul, Turnagra capensis, também conhecida como Sapinho da Nova Zelândia, era uma ave passeriforme da família Turnagridae, encontrado apenas na Ilha do Sul na Nova Zelândia.

Duas subespécies são reconhecidas, a nomear T. c. capensis da Ilha do Sul do continente, e uma menor na Ilha Stephens, que é supostamente um pássaro evoluido de uma subespécie distinta na pequena ilha próxima a costa da Ilha do Sul.

Durante muito tempo o Piopio da Ilha Sul foi considerado da mesma espécie do Piopio da Ilha Norte que vivia no Norte da Nova Zelândia, mas depois eles foram reconhecidos como duas espécies distintas devido às diferenças acentuadas na aparência externa e na osteologia.

Extinção
Os Piopios da Ilha Sul já foi considerado comum em florestas rasteira do Sul da Nova Zelândia, até 1863, quando a população começou a diminuir. Continuou a diminuir rápido ao longo da década de 1880 principalmente devido à presença de predadores como gatos e ratos introduzidos na ilha pelos colonizadores, assim como a destruição do seu habitat. Em 1888, a ave já era a espécie mais rara em toda a Nova Zelândia, e em 1905 foi considerada praticamente extinta. Segundo fontes oficiais, o último exemplar foi visto próximo ao Lago Oharu em 1902, apesar de serem supostamente vistos, por exemplo, próximo a Cidade de Patea em 1923, e entre Gisborne e Wairoa em 7 de maio de 1947, e em janeiro de 1948 no distrito de Nelson (Allison et al., 1949), e em 17 de dezembro de 1947, no Lago Hauroko (Dunckley & Todd, 1949). A sua última aparição supostamente foi em 1963.

Subespécies da Ilha Stephens
A população da subspécie da Ilha Stephens foi extinto, aparentemente, em 1897, devido à ação predatória dos gatos selvagens que haviam se multiplicado. O último exemplar foi encontrado em 7 de janeiro de 1897, e não havia mais nenhum até ao final de 1898 (Medway, 2004a).

Bibliografia
  • South Island Piopio. Turnagra capensis. by Paul Martinson. Artwork produced for the book Extinct Birds of New Zealand, by Alan Tennyson, Te Papa Press, Wellington, 2006
  • New Zealand ecology: Extinct birds - TerraNature article
  • http://en.wikipedia.org/wiki/South_Island_Piopio
Postagem Anterior Próxima Postagem