Rio Sete Voltas | Rondônia

Rio Sete Voltas | Rondônia

Rio Sete Voltas | RondôniaRio Sete Voltas - Colorado do Oeste

O rio Sete Voltas está localizado no município de Colorado do Oeste, RO e apresenta as coordenadas geográficas: Linha 01, km1, Rumo Escondido LA: 0765267-Sul e LO: 8553850-Oeste; Linha Nova 1, km1, LA 0765269-Sul e LO 8550332 –Oeste; Linha 1, km3, Rumo Escondido- LA 0762442 e LO 8547688; Linha2, km 7 Rumo Escondido. O rio Sete Voltas deságua no rio Escondido que é afluente do Rio Guaporé e, que forma a bacia do rio Madeira, que por sua vez, forma a bacia do Rio Amazonas.

No município de Colorado do Oeste o rio Sete Voltas é o rio que abastece a rede de captação da CAERD - Companhia de Água e Esgoto de Rondônia e apresenta na Unidade de Capitação a seguinte coordenada geográfica: LA 0764981 e LO 8449276.

Rio Sete Voltas - Colorado do OesteConsiderando a política agrícola do Estado de Rondônia na década de 70, na qual, era dono da terra aquele que mais desmatasse e explorasse irracionalmente os recursos naturais, no município de Colorado do Oeste, também ocorreu o processo de degradação como: derrubadas desordenadas, queimadas, pastagens e ainda a exploração de recursos minerais como a garimpagem. Como conseqüência, o rio Sete Voltas ficou desprotegido de sua cobertura vegetal original e ainda teve outros impactos ambientais, tais como: mudanças climáticas, mortandade de animais, Assoreamento, perca da biodiversidade, redução do volume e curso d’água.

Nota–se que a ação antrópica provocou problemas ambientais que afetaram e afetam diretamente a vida da população.
O projeto de Educação ambiental é entendido como um instrumento importante e indispensável no processo de reflorestamento do rio sete voltas, pois é através dele que foram desenvolvidas ações de conscientização para proteção do rio com a execução de projetos de reflorestamento da Área de Proteção Permanente (APP).

Referências
SEDAM/GTEA - Colorado do Oeste/RO

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br