Célula Vegetal


Célula Vegetal

Célula VegetalConstitui um espaço fortemente compartimentado e parcialmente resultante da privatização do meio externo, oferecendo condições para instalação de rigorosos compartimentos com funções.
Justificar

Organelas
Retículo Endoplasmático: Bolsas achatadas com membranas ricas em lipoproteínas, com função de armazenamento e circulação de nutrientes, pode ocorrer também síntese de proteínas.
Complexo de Golgi: Dictiossomos: Bolsas achatadas, entorno de 6 a 20 unidades, dispersas pelo citoplasma, com função secretora de polissacarídeos para integrar a parece celular e abastece também os vacúolo. Sua principal função é a digestão intracelular.

Peroxissomos: Organela com enzima Glioxissomo a qual converte lipídios das sementes em açúcar ou glicose, levando a germinação. Já na célula animal, atua no fígado e quebra da água oxigenada em água e oxigênio(oxidação).

Centríolos: Pequeno cilindro oco com 9 conjuntos de 3 microtúbulos, aparece nos vegetais que apresentam anterozoides (reprodução com água oogâmica).

Mitocôndrias: Organelas com forma de bastonete, apresenta uma membrana externa lisa, lipoproteica e interna com invaginações ou dobras. Possui DNA e RNA. Principal função respiração celular e produção de ATP ou energia.

Núcleo: Compartimento especial onde localiza o patrimônio genético.

Nucléolo: Corpúsculo esponjoso, desprovido de membrana, ou seja, aglomerado de ribossomos em amadurecimento. Rico em RNA.

Célula Vegetal

Destacamos as Organelas:
Plastos: Organela presente em células de plantas e algas. Principal Cloroplasto, apresenta membrana externa lisa (lipoprotéica) e interna com bolsas achatadas em forma de discoides empilhados. Possui um líquido chamado de Estroma ou Matriz rico em DNA, RNA e Ribossomos o que leva a duplicação. Apresenta a Lamela, membrana que divide a Matriz. Possui Tilacoides, ou seja, bolsas achatadas contendo clorofila A e B, xantofila e carotenos. O conjunto de Tilacoides é chamado de Granum. Função da Organela: Fotossíntese. Ocorre também outros pigmentos como Leucoplastos que é relacionado com os frutos e flores.

Parede Celular: Estrutura de revestimento externo, morta, dotada de grande resistência, elasticidade e proteção à decomposição. É permeável, apresenta na sua composição: celulose, polissacarídeo, cutina(folhas), suberina(súber ou cortiça) e lignina(xilema e esclerêquima). Possui uma membrana primária fina elástica com muita celulose sendo flexível, aparecendo em células jovens ou de crescimento. Apresenta também uma membrana secundária espessa com lignina rígida com sustentação, aparece nas células adultas. O lúmem é uma cavidade interna da célula, contendo no seu interior ar quando a célula é jovem e lignina quando a célula já morreu.

Vacúolo: Estrutura em forma de bolsa, delimitada por uma membrana rica em lipoproteína (tonoplasto). O seu interior é preenchido por substâncias de reserva como: glicoses, óleos, proteínas e hormônios. Quando a célula é jovem possui muitos vacúolos. Agora as células adultas apresentam um único vacúolo central. Função: regular a pressão osmótica das células (osmoregulação).

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem