Desenvolvimento e Sustentabilidade


Desenvolvimento e Sustentabilidade

Desenvolvimento e SustentabilidadeO que é desenvolvimento? O que é sustentável? Essas duas perguntas constituem desafios atuais da humanidade. Sabe-se que hoje a população mundial já consome 25% a mais de recursos biológicos do que o planeta pode produzir (regenerar) por ano. Neste contexto, é necessário rever a forma como o modelo econômico capitalista vigente tem considerado o meio ambiente e economia enquanto “sistemas separados e o consumismo como um comportamento que conduz ao aumento de produção, e conseqüentemente, progresso econômico e qualidade de vida”.

A avaliação ecossistêmica do milênio, um estudo feito por cientistas do mundo todo a pedido da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre degradação do meio ambiente global divulgado em 2005, visou melhor entendimento das implicações das alterações ambientais para o bem-estar da humanidade, e simultaneamente, o fornecimento aos tomadores de decisão de todo o mundo informações cientificamente legitimadas para a gestão socioambiental. Ela analisou as condições atuais dos serviços da natureza relacionadas aos Serviços de provisão básica (alimentos, fibras, recursos genéticos, água, bioquímicos); Serviços de controle (qualidade da água, do clima, da erosão, purificação da água e tratamento de resíduos, controle de pragas, polinização, controle de perigos naturais e serviços culturais (valores espirituais e religiosos, valores estéticos, lazer e ecoturismo).

Conceitos como PEGADA ECOLÓGICA entendida como estimativa da quantidade de recursos necessária para produzir os bens e serviços que consome e absorver os resíduos que produz e BIOCAPACIDADE, a capacidade de carga do planeta, (a sustentabilidade do sistema) vêm sendo difundidos com o objetivo de estabelecer padrões de desempenho para uma avaliação do grau de sustentabilidade em diferentes níveis de abrangência.

Neste contexto evidenciam-se as ameaças globais que são: escassez de água; degradação dos solos; perda de biodiversidade/ produção agrícola; degradação da faixa litorânea; aquecimento global e mudanças climáticas.

Entretanto, em 1999 o Fórum Nacional de Secretários do Meio Ambiente foram levantados os principais problemas ambientais brasileiros, que são: contaminação por esgotos sanitários e outros resíduos e mau gerenciamento das bacias hidrográficas; mau uso do solo; desmatamento e queimadas; ocupação desordenada da faixa litorânea e poluição do ar nos grandes centros urbanos.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem