IMPACTOS AMBIENTAIS (IVERSÃO TÉRMICA)


Poluição e Poluente
Poluição é a presença de determinadas substâncias estranhas em um ambiente, que prejudicam a vida dos seres que aí vivem. Poluente é a substância que causa a poluição. Quase todos os poluentes são produtos de atividade humana, como na agricultura (inseticidas), construção (partículas em suspensão), transporte (monóxido e dióxido de carbono), indústria (dióxido de enxofre) e resíduos biológicos (fezes e urina).


Inversão Térmica
Normalmente as camadas inferiores do ar (onde ficam acumulados os poluentes) são mais quentes que as camadas superiores. Como o ar quente é menos denso ele sobe “carregando” os poluentes consigo e o ar frio desce (o vento também ajuda a dissipar os poluentes do ar). Porém, no inverno, geralmente aparece uma camada de ar quente entre as camadas de ar frio, impedindo a dispersão dos poluentes que ficam “aprisionados” na superfície. Este fenômeno é comum em grandes cidades.

Exemplo: Quando chega o final da tarde de um dia de inverno em São Paulo, os raios solares tornam-se mais difusos e frágeis, assim o solo da cidade se resfria rapidamente. E conseqüentemente, o ar próximo do solo se resfria rapidamente. Aquele ar quente que ainda está na atmosfera continua a subir, mas o ar frio próximo ao solo, por ser mais denso e pesado, fica parado. Assim a tempe-ratura cai ainda mais e os poluentes, que normalmente são "levados" pelo ar quente, acabam retidos na camada mais baixa da atmosfera.

Para diminuir o impacto da poluição, SP adota, desde 1997, o rodízio de carros, eliminando boa parte da frota durante o horário de rush.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem