ACARÁ-BERERÊ (Mesonauta festivus)


Características: é realmente um belo peixe. A coloração básica varia do amarelo ao verde-oliva, com seis bandas verticais, escuras. Uma faixa preta, oblíqua, o atravessa do canto da boca até à ponta dorsal. As nadadeiras são amareladas, com pintas marrons e brancas. Atingem 12 cm de comprimento.

Origem: Amazonas.

Habitat: águas não muitas profundas, calmas e rica em vegetação de várzea.

Hábitos: mesmo sendo de porte avantajado, este peixe é inofensivo para os outros, pois tem a boca muito pequena. É pacífico, de fácil convivência com outras espécies.

Temperatura ideal: 20° a 27°C.

pH: 6,4 a 6,8.

Alimentação: minhoca picada, carnes magras cruas, larvas de inseto, tubifex, alface e alimentos secos. Não faz questão de nenhum requinte quanto à alimentação.

Reprodução: ovíparo e cuida da prole. N ão é tão fácil a sua reprodução, que se processa conforme o dito para a espécie anterior, mas há chances de que se acasale se for bem alimentado com minhocas. O macho se conhece pela dorsal bem mais pontuda e a fêmea apresenta a papila genital (uma saliência no ventre) mais larga e bem visível enquanto que a do macho é diminuta e em forma de um ponto. Além disso, possui as nadadeiras mais longas.

Ameaças: captura predatória, destruição do habitat e tráfico de animais.

Fonte: Vivaterra

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem