Peixe Apaiari (Astronotus ocellatus)


Peixe Apaiari (Astronotus ocellatus)

Peixe Apaiari (Astronotus ocellatus)Características: O Peixe Apaiari (Astronotus ocellatus) também conhecido como Oscar. É um peixe bastante resistente, que pode atingir 25 cm de comprimento. O indicam como o mais inteligente dos peixes de aquário. Com o passar do tempo conhece o dono e ataca estranhos. É super territorialista. Espécie tropical de água doce com coloração escura, belos desenhos em mosaico quando jovem. Conforme vai crescendo adquire manchas claras e escuras num meio tom verde-acinzentado e laranja. Na nadadeira caudal existe um ocelo, mancha circular escura, circundada por um laranja brilhante. O colorido aumenta e diminui de intensidade conforme o ambiente. Criado também como peixe industrial para o consumo humano e como predador de caramujos.

Origem: Bacia do Rio Amazonas.

Habitat: lagos de várzea e lagoas marginais.

Hábitos: faz escavações na areia e destrói as plantas vivas. Pacífico se colocado com peixes do seu tamanho ou ligeiramente menores, territorialista, de movimentos lentos e de razoável beleza.
Temperatura ideal: 20º a 26º C.

pH: 7,2.

Alimentação: carnívoro guloso, os adultos gostam de minhocas, caramujos, crustáceos, insetos e peixes menores.

Reprodução: ovíparo, desova em pedras. É difícil determinar o sexo de um oscar jovem. Mesmo de um adulto é muito difícil e há quem diga que é completamente impossível.

Ameaças: pesca predatória, poluição, tráfico de animais, destruição do habitat.

Fonte: www.megatimes.com.br

Luciano Mende