Peixe Apaiari (Astronotus ocellatus)

Peixe Apaiari (Astronotus ocellatus)

Peixe Apaiari (Astronotus ocellatus)
Família: Cichlidae

Características: O Peixe Apaiari (Astronotus ocellatus) também conhecido como Oscar. É um peixe bastante resistente, que pode atingir 25 cm de comprimento. O indicam como o mais inteligente dos peixes de aquário. Com o passar do tempo conhece o dono e ataca estranhos. É super territorialista. Espécie tropical de água doce com coloração escura, belos desenhos em mosaico quando jovem. Conforme vai crescendo adquire manchas claras e escuras num meio tom verde-acinzentado e laranja. Na nadadeira caudal existe um ocelo, mancha circular escura, circundada por um laranja brilhante. O colorido aumenta e diminui de intensidade conforme o ambiente. Criado também como peixe industrial para o consumo humano e como predador de caramujos.

É um peixe exótico da região amazônica pertencente à família Cichlidae (a mesma da tilápia, acarás e dos tucunarés). Por sua beleza, é muito procurado pelos aquaristas o chamam de “oscar”. Apesar de pequeno e dócil, medindo em média 30 cm e pesando até 1 kg, é valente, tem aspecto robusto e proporciona boas brigas aos pescadores. Sua nadadeira caudal é simétrica e bem desenvolvida. Apresenta na sua base um ocelo (falso olho) escuro no centro e vermelho ou alaranjado ao redor que protege o animal contra os predadores que costumam atacar a cabeça da presa, perdendo, assim, apenas parte da cauda.

Hábitos: Onívoro, sua dieta é formada, principalmente, de pequenos peixes, crustáceos e larvas de insetos. A fêmea deposita cerca de mil ovos para o macho fecundar. Quando nascem, após três ou quatro dias, os filhotes são protegidos pelo casal e inicia-se um violento esquema de proteção à prole. O macho transporta os alevinos na boca para os buracos construídos no fundo do rio, onde serão vigiados pelo casal. Na natureza, a reprodução costuma ocorrer de julho a novembro.

Onde encontrar: Originário da região amazônica, a espécie também foi introduzida em açudes do Nordeste e nas represas do Sudeste do país. Preferem viver em pequenos cardumes e habitam as águas paradas de fundo lamacento ou arenoso junto a paus, pedras e outras estruturas. Por serem territorialistas, dificilmente são encontradas outras espécies nos lugares onde os apaiaris ficam. Os maiores exemplares são encontrados com freqüência nas vegetações e galhadas de espraiados ou de curvas de rios com profundidade entre 30 cm e um metro. Nestes locais, preste bem atenção porque é possível vê-los nadando na superfície.

Peixe Apaiari (Astronotus ocellatus)

Origem: Bacia do Rio Amazonas.

Habitat: lagos de várzea e lagoas marginais.

Hábitos: faz escavações na areia e destrói as plantas vivas. Pacífico se colocado com peixes do seu tamanho ou ligeiramente menores, territorialista, de movimentos lentos e de razoável beleza.
Temperatura ideal: 20º a 26º C.

pH: 7,2.

Alimentação: carnívoro guloso, os adultos gostam de minhocas, caramujos, crustáceos, insetos e peixes menores.

Reprodução: ovíparo, desova em pedras. É difícil determinar o sexo de um oscar jovem. Mesmo de um adulto é muito difícil e há quem diga que é completamente impossível.

Ameaças: pesca predatória, poluição, tráfico de animais, destruição do habitat.

Peixe Apaiari (Astronotus ocellatus)
Peixe Apaiari (Astronotus ocellatus)

Curiosidades: Não apresenta dimorfismo sexual aparente e são monogâmicos, ou seja, o macho tem uma única fêmea. Quanto atinge 18 cm de comprimento torna-se sexualmente maduro, portanto, esse é o tamanho mínimo para sua captura. Durante o acasalamento, o macho e a fêmea ficam frente a frente com as bocas abertas para iniciar o ritual. Após algumas investidas, mordem-se mutuamente puxando o companheiro para o lado. Então, o casal separa-se do cardume à procura de um local apropriado e seguro para a desova.

Dica de Pesca: Na pesca do apaiari, deve-se ter paciência porque o peixe costuma estudar a isca antes de mordê-la. Muitas vezes é necessário trabalhá-la diversas vezes rente ao peixe até ser atacada.

Fonte: www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem