COBRA-CASCAVEL (Crotalus durissus)

Características: serpente venenosa que pode atingir 1,8 m de comprimento. Possui chocalho na extremidade da cauda, facilitando seu reconhecimento. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o número de anéis no chocalho da cascavel, não representa sua idade. Cada vez que o animal muda de pele, o que ocorre de 2 a 4 vezes por ano, ele acrescenta um novo anel no chocalho. Quando irritada, a cobra faz vibrar o chocalho. Possui colorido que vai do marrom ao cinza, com losangos claros pelo dorso.

Habitat: campos abertos de cerrados, caatinga, pastagens, matas secundárias, áreas pedregosas e secas.

Ocorrência: Américas Central e do Sul.

Hábitos: crepuscular e noturno. T errícolas. São perigosas, mas não agressivas, fugindo rapidamente quando avistadas. Diferente de seus parentes da América do Norte, que possuem em seus venenos propriedades proteolítica (necrosante), a nossa Cascavel possui veneno neurotóxico (que atua no sistema nervoso), fazendo com que a vítima tenha dificuldades de locomoção e respiração. Evita baixios, alagados, selvas úmidas ou lugares frios, preferindo os lugares ensolarados, principalmente onde há arbustos ou tocas para sombra e refúgio. É um animal lento e costuma ficar enrolada ao sol durante horas a fio. À aproximação do homem ou animal de grande porte faz vibrar seu chocalho.

Alimentação: lagartos , pequenos roedores e aves terrestres.

Reprodução: gera entre 16 e 24 filhotes vivos, reprodução vivípara, que ocorre de novembro a fevereiro. Gestação de até 6 meses.

Ameaças: matança pelos pecuaristas, queimadas de campos e pastagens, e tráfico para produção de veneno.

Fonte: Vivaterra
Postagem Anterior Próxima Postagem