Cobra-Jararaca (Bothrops jararaca)

Cobra-Jararaca (Bothrops jararaca)

Características: a Cobra-Jararaca (Bothrops jararaca) é a mais conhecida do gênero Bothrops. É muito perigosa, mas geralmente foge assim que avistada. Pode atingir 1,60 m de comprimento. Possui desenhos que lhe proporcionam uma excelente camuflagem, sendo difícil a visualização do animal, mesmo para olhos experientes. Sempre que for pegar algo no chão, ou caminhar na mata, use um calçado, de preferência uma bota, e olhe bem por onde pisa. Quando filhote, a Jararaca, como a maioria dos membros do gênero Bothrops, possui a extremidade da cauda ligeiramente clara ou amarelada. Isto porque, ela utiliza a cauda para atrair pequenas rãs e sapos, bem como pequenos lagartos, do qual se alimenta. Quando adulta, possui colorido variando do marrom claro ao cinza, com desenhos dorsais claros em forma de "v" invertidos e abertos. Onde ocorre, a Jararaca é a causa do maior número de acidentes ofídicos.

Cobra-Jararaca (Bothrops jararaca)
Cobra-Jararaca (Bothrops jararaca)

Cobra-Jararaca (Bothrops jararaca)
Habitat: florestas, cerrados e lugares úmidos.

Ocorrência: do Sul da Bahia até o sul do Brasil.

Hábitos: noturnos.

Alimentação: quando jovens se alimentam de pequenos anfíbios e lagartos. Quando adultas se alimentam, principalmente, de pequenos roedores.

Reprodução: vivípara (dá a luz a filhotes ao invés de colocar ovos) com o nascimento ocorrendo normalmente no início da estação chuvosa.

Ameaças: morte praticada pelos homens do campo e tráfico de veneno.

www.geografiatotal.com.br
www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem