Peixe Merluza (Merluccius hubbsi)

Peixe Merluza (Merluccius hubbsi)

Características: O Peixe Merluza (Merluccius hubbsi) tem o corpo alongado, ligeramente comprimido. Boca grande protrátil, pedúnculo caudal curto, com aleta caudal terminando em linha reta nos adultos. Das aletas dorsais, a primeira dorsal apresenta raios duros, a segunda dorsal de base ampla bilobulada. Escamas cicloides, medianas, se desprendem facilmente. Dorso e flancos azulados até a linha media do corpo, face ventral branco-prateado. As fêmeas adultas chegan a medir 90 cm de comprimento e os machos 60 cm. Também conhecida como merluza argentina ou austral.

Habitat: demersal costeira e oceânica, entre 50 e 500 metros.

Ocorrência: entre o Rio de Janeiro e o sul da América do Sul, em regiões de fundo de areia ou cascalho.

Hábitos: realiza migrações sazonais e migrações verticais ao longo do dia, provavelmente em função da sua alimentação, a qual ocorre principalmente à noite. Forma cardumes densos no fundo durante o dia, que se dispersa à noite.

Alimentação: invertebrados, peixes e lulas.

Reprodução: a reprodução se dá no do inverno e na primavera. Atingem a maturidade sexual quando as fêmeas chegam a 36 cm e os machos 36 cm de comprimento, correspondendo a 3 ou 4 anos de idade para ambos sexos.

Predadores naturais: pode ocorrer canibalismo na escassez de alimentação.

Ameaças: poluição e pesca predatória.

Peixe Merluza (Merluccius hubbsi)

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br