PITU-VERDADEIRO (Macrobrachium carcinus)

Macrobrachium carcinus. Foto de Jovi Marcos

Nome em português: Pitú, Lagosta de água-doce, Lagostinha do Ribeira, Lagosta de São Fidelis, Potipema.
Nome em inglês: Bigclaw River Shrimp, Painted River Prawn
Nome científico: Macrobrachium carcinus (Linnaeus, 1758)
Origem: Américas, costal atlântico.
Tamanho: machos adultos chegam a 30 cm
Temperatura da água: 24-28° C
pH: 7.0-8.5
Dureza: média a dura
Reprodução: primitiva, necessita de água salobra para as larvas
Comportamento: agressivo


Macrobrachium carcinus, foto de Alexander Mee-Woong Kim.
Pitú verdadeiro – Macrobrachium carcinus
(foto de Júlio Alfredo Moreira Sousa Junior)

Popularmente, todo camarão agressivo de grandes garras é chamado informalmente de “Pitú”. Porém, a rigor, a única espécie que deveria receber esta denominação é esta, o Macrobrachium carcinus.

É uma das espécies de camarão de água doce brasileiras mais estudadas devido à sua importância econômica, em várias regiões do país esse animal é bastante explorado artesanalmente pelas populações ribeirinhas, e também existem projetos para sua criação em cativeiro. Sua carne é considerada extremamente saborosa, com sabor e textura superiores às espécies marinhas, atingindo um elevado valor no mercado consumidor.

O “Pitú” é citado na “Carta a el-rei D. Manuel sobre o achamento do Brasil”, documento no qual Pero Vaz de Caminha (escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral), em 1 de Maio de 1500 registrou as suas impressões sobre a terra que posteriormente viria a ser chamada de Brasil: “Enquanto lá estávamos foram alguns (índios) buscar marisco e não no acharam. Mas acharam alguns camarões grossos e curtos, entre os quais vinha um muito grande e muito grosso; que em nenhum tempo o vi tamanho.”

É uma espécie listada como “vulnerável” pelo IBAMA em 12 estados brasileiros, por destruição do seu habitat e pesca excessiva.

Recentemente (2010), uma análise filogenética usando DNA mitocondrial demonstrou que uma espécie norte-americana da costa pacífica, o M. americanum, é muito provavelmente um sinônimo júnior do M. carcinus.

Etimologia: Macrobrachium vem do grego makros (longo, grande) e brakhion (braço); carcinus vem do grego karkinos (caranguejo), talvez pelas suas impressionantes garras.

Origem
Este camarão é encontrado na porção atlântica do continente americano, desde a Flórida (EUA) até o Rio Grande do Sul (Brasil), em rios que se conectam com o Oceano Atlântico. Alguns trabalhos descrevem esta espécie como presente também no oeste da Índia, mas há controvérsias.

É um típico representante costal dos palaemonídeos, devido ao padrão reprodutivo, não é coletado em locais muito distantes do litoral, ou em ambientes sem conexão com o mar. São animais que vivem tanto em água doce quanto salobra, porém são mais comuns em cursos mais altos dos rios, relativamente mais distantes do litoral do que outros camarões anfídromos. Preferem também ambientes com menor profundidade, menor correnteza e águas mais turvas.

Aparência
É o maior camarão de água doce nativo do Brasil, machos atingindo 30 cm, e fêmeas 18 cm. Possuem um aspecto bem semelhante a outros Macrobrachium de grande porte, com corpo liso, e grandes garras.

Camarões menores são transparentes, mas com o crescimento desenvolvem uma cor mais escura, quase negra, e uma bela padronagem de faixas longitudinais claras, amarelas e alaranjadas.

Adultos têm uma coloração marrom escura com manchas mosqueadas de cores mais claras, tendendo para verde oliva nas bordas da pleura e pernas. Garras são de cor verde escura a azulado com tubérculos negros, articulações alaranjadas. Urópodos externos escuros, internos claros, telso verde escuro. Abdômen com duas faixas largas laterais de cor acastanhada.

Um achado bem característico desta espécie é a proporção entre os segmentos do quelípodo, com o carpo (segmento médio, “cotovelo”) bem mais curto do que o mero. É uma das únicas espécies brasileiras com este padrão, facilitando sua identificação.

Pode ser confundido com o M. heterochirus, mas sua distinção é simples baseando-se no comprimento e aspecto da dentição do rostro.

Rostro: Curto, ligeiramente inclinado para cima na extremidade, margem superior com 10~14 dentes (mais de 16 em juvenis) distribuídos uniformemente, 4~6 atrás da órbita. Margem inferior com 3~4 dentes.

Quelípodos dos machos: Grandes e simétricos, com finos espinhos. Dedos longos, um pouco mais curtos do que a palma, com distinto hiato proximal. Carpo curto, em especial em animais adultos, tendo metade do comprimento da palma.

Parâmetros de Água
É uma espécie robusta, bastante tolerante quanto às condições da água, mas se desenvolve melhor entre 24 e 28° C, num pH alcalino, de 7,0 a 8,5. Pode ser criado tanto em água doce quanto salobra.

Dimorfismo Sexual
Bem demarcado, machos são bem maiores e mais robustos, com garras mais desenvolvidas. As fêmeas possuem pleuras abdominais arqueadas e alongadas, formando uma câmara de incubação. Também podem ser diferenciados pela análise dos órgãos sexuais, mas isto é bem difícil em animais vivos.

Reprodução
O Pitú é uma espécie com reprodução primitiva, gerando ovos pequenos e em grande número, dos quais nascem formas planctônicas de nado livre. As formas larvares dependem de água salobra para seu adequado desenvolvimento, o que limita bastante sua reprodução em cativeiro. O ajuste da salinidade é difícil, assim como a alimentação nas primeiras fases larvares.

Possui alta taxa de fertilidade e fecundidade, uma fêmea em boas condições produz cerca de 100 mil ovos, este valor podendo chegar a 250 mil. É o camarão dulcícola nativo com maior fecundidade média, superior inclusive à da espécie exótica “Camarão da Malásia”, introduzida no país para carcinicultura. Porém, sua criação em cativeiro mostra várias outras limitações, como a sua extrema agressividade, necessitando cultivos de baixa densidade, além do longo tempo de eclosão dos ovos, e também do desenvolvimento larvar.

O período reprodutivo é no meio do ano, nos meses de Junho e Julho. A fêmea passa por uma muda pré-acasalamento, e logo após o macho deposita seu espermatóforo. A fêmea libera os ovos, que são fertilizados e se alojam nos pleópodes. Com os ovos fecundados, as fêmeas migram em direção ao litoral. Os ovos são pequenos, medindo 0,5 mm. Sua coloração se modifica ao longo do desenvolvimento, inicialmente têm uma cor vermelho coral, passam a ter uma cor amarelo-suave, desenvolvendo uma coloração castanho-clara pouco antes da eclosão. Após uma incubação de duas a quatro semanas, as larvas são liberadas, levadas pela correnteza até os estuários, onde encontram um ambiente favorável para seu desenvolvimento.

As larvas nascem como zoea de vida livre, com cerca de 2 mm, passando por cerca de doze estágios larvares em água salobra, por um período bastante longo, de cerca de um a dois meses. Na primeira fase larvar não se alimentam, consumindo nutrientes de seu saco vitelínico. Passam então por uma fase carnívora, se alimentando de zooplancton, que é onde reside a dificuldade na criação em aquários. Em culturas comerciais, nesta fase são alimentadas com náuplios de Artemia. Ao contrário de outras espécies, aceita mal alimentos inertes, mesmo em fases larvares mais adiantadas. Larvas desta espécie apresentam também um comportamento canibal, pouco visto em outros Macrobrachium, em especial entre15 e 25 dias do desenvolvimento. A mortalidade na fase larval é bastante alta.

Estudos mostram que a salinidade ideal é de 14 a 16%o. Após se transformarem em pós-larvas, começam a migrar rio acima, lá chegam já adultas, e sexualmente maduras. A maturação se dá por volta do nono mês.

Comportamento
Bastante agressivo, é um dos mais agressivos entre os Macrobrachium, em especial os camarões maiores. Não pode ser mantido com peixes ou outros animais. Predam os peixes, principalmente durante a noite, quando estes dormem. Por outro lado, tornam-se vulneráveis após a ecdise, enquanto seu exoesqueleto ainda não está totalmente solidificado.

Tem também um comportamento canibal, populações adultas mantidas juntas por muito tempo se devoram progressivamente, ou indivíduos dominantes se alimentando dos menores, ou animais (mesmo grandes) sendo devorados após a muda. Desta forma, idealmente recomenda-se a manutenção de um único animal adulto em um tanque dedicado. Hábitos noturnos, ficando entocados durante o dia.

Alimentação
Não são nada exigentes quanto à alimentação, comendo desde algas, animais mortos a ração dos peixes. Caçam ativamente outros animais, inclusive outros camarões, e destroem também plantas ornamentais. A falta de proteína animal na dieta acentua seu comportamento agressivo.

Bibliografia:
Melo GAS. Manual de Identificação dos Crustacea Decapoda de água doce do Brasil. São Paulo: Editora Loyola, 2003.

Lara LR, Wehrtmann IS. Reproductive Biology of the Freshwater Shrimp Macrobrachium carcinus (L.) (Decapoda: Palaemonidae) from Costa Rica, Central America. Journal of Crustacean Biology 29(3):343-349. 2009.

Choudhury PC. Complete Larval Development of the Palaemonid Shrimp Macrobrachium carcinus (L.), Rearedin the Laboratory (Decapoda, Palaemonidae). Crustaceana, Vol. 20, No. 1 (Jan., 1971), pp. 51-69.

Valenti WC, Mello JTC, Lobão VL. Maturation and growth curves of Macrobrachium carcinus (Linnaeus) (Crustacea, Decapoda, Palaemonidae) from Ribeira de Iguape River, southern Brazil. Rev. Bras. Zool. vol.11 no.4 Curitiba 1994.

Bowles DE, Aziz K, Knight CL. Macrobrachium (Decapoda: Caridea: Palaemonidae) in the Contiguous United States: A Review of the Species and an Assessment of Threats to Their Survival. Journal of Crustacean Biology. Vol. 20, No. 1 (Feb., 2000), pp. 158-171.

Souza JSI. Enciclopédia Agrícola brasileira: C-D. São Paulo: EdUSP, 1996.

Sampaio SR, Nagata JK, Lopes OL, Masunari S. Camarões de águas continentais (Crustacea, Caridea) da Bacia do Atlântico oriental paranaense, com chave de identificação tabular. Acta Biol. Par., Curitiba, 38 (1-2): 11-34. 2009.

Pimentel FR. Taxonomia dos Camarões de Água Doce (Crustacea: Decapoda: Palaemonidae, Euryrhynchidae, Sergestidae) da Amazônia Oriental: Estados do Amapá e Pará. Dissertação (Mestrado). MCT/INPA, Manaus, 2003.

Pileggi LG, Mantelatto FL. Molecular phylogeny of the freshwater prawn genus Macrobrachium (Decapoda, Palaemonidae), with emphasis on the relationships among selected American species. Invertebrate Systematics 24(2) 194–208. 2010.

Mossolin EC, Pileggi LG, Mantelatto FL. Crustacea, Decapoda, Palaemonidae, Macrobrachium Bate, 1868, São Sebastião Island, state of São Paulo, southeastern Brazil. 2010. Check List 6(4):605-613.

Santos EP, Leal ALG, Silva PMM, Correia ES. Influência de diferentes dietas na sobrevivência larval do camarão de água doce Macrobrachium carcinus (Linnaeus, 1758). Acta Sci. Biol. Sci. Maringá, v. 29, n. 2, p. 121-124, 2007.

Moya JV. Proyecto COBODES – Manual Para El Cultivo Del Langostino Autoctono (Macrobrachium carcinus) Em Lãs Barras De Colorado, Parismina Y Tortuguero Em La Provincia De Limon, Costa Rica. Agosto, 2006

Sala JP. Estudio de la biología y ecología del camarón de rio (Macrobrachium carcinus) / Jordi Pascual Sala. --1a ed.--Managua: Proyecto Araucaria Río San Juan - MARENA, 2005. 112 p.
Postagem Anterior Próxima Postagem