Raia Bicuda (Dasyatis americana)



JustificarRaia Bicuda (Dasyatis americana)


Raia Bicuda (Dasyatis americana)Características: A Raia Bicuda (Dasyatis americana), também conhecida como raia manteiga, é um peixe cartilaginoso com corpo achatado em forma de disco mais angular do que em outras espécies de raias. Cabeça apresenta elevação característica. Possui um aguilhão na cauda sendo uma das espécies peçonhentas do litoral brasileiro. Seu veneno, segundo relatos, pode até matar um homem. A cauda que pode alcançar comprimento duas vezes maior que o corpo . Possuem fileiras múltiplas de dentes relativamente uniformes em relação ao tamanho, com exceção dos dentes um tanto menores localizados nos cantos exteriores da boca. As fêmeas e os machos imaturos têm os dentes tetragonais com cantos arredondados. Pode atingir 2 m de largura e pesar até 120 kg . A coloração dorsal varia entre o cinzento, verde escuro e o marrom. A coloração ventral é predominantemente branca com a coloração dorsal invadindo frequentemente sobre as bordas do disco na superfície ventral.

Habitat: águas rasas, geralmente em áreas coralíneas e arenosas. Embora prefira alta salinidade, pode frequentar ambientes de água salobra e até subir rios. Comuns em baías e estuários.

Ocorrência: toda a costa brasileira.

Hábitos: bentônica, geralmente é encontrada solitária, deitada no fundo e parcialmente coberta de areia. Alimenta-se, principalmente à noite. Quando não molestada, é totalmente inofensiva.

Alimentação: moluscos bivalves, vermes, crustáceos e pequenos peixes.

Reprodução: machos sexualmente maduros com 50 cm e fêmeas com 75 cm . Ciclo reprodutivo bianual. Vivíparos.

Predadores naturais: tubarões e outros peixes de grande porte.

Ameaças: pesca predatória, poluição e destruição do habitat.

Fonte: www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem