RAIA LIXA (Dasyatis guttata)


Características: corpo deprimido, com formato similar a uma pipa com largura maior que o comprimento, cauda muito longa e fina, armada de um grande ferrão serrilhado. Dorso e corpo marrom-escuro ou acinzentado, apresentam uma mancha pálida em frente aos olhos e no meio do focinho. Ventre claro. Focinho evidente. Faixa de espinhos evidente no dorso. Prega cutânea presente apenas na parte inferior da cauda, e uma crista rígida na superior. Podem atingir até 3 m de comprimento, 2 m de largura e pesar 100 Kg . Embora sejam bastante mansas, deve-se ter especial cuidado com o ferrão que possuem na cauda, que pode causar graves ferimentos e infeções. Sua carne, embora avermelhada, é bastante apreciada em função do sabor e da ausência de espinhos.

Habitat: regiões costeiras de águas rasas, sobre fundos arenosos, de cascalho ou ainda de lama. Eventualmente são encontradas em estuários e até mesmo em rios.

Ocorrência: toda a costa brasileira.

Hábitos: normalmente vivem solitárias, deitadas junto ao fundo, com os corpos parcialmente enterrados na areia, onde permanecem à caça de suas presas. Podem formar pequenos grupos durante a época da migração nadando próximas à superfície. Migram para águas mais fundas no inverno e mais rasas no verão. Comuns e mansas.

Alimentação: bênticos, comem crustáceos, moluscos, vermes e peixes, que capturam no fundo, seja com jatos de água, seja com o revolver do mesmo com suas peitorais.

Reprodução: reproduzem-se no verão. Ovovivíparas, dando luz de 2 a 4 filhotes por vez, cada qual com uns 16 cm de comprimento.

Predadores naturais: tubarões.

Ameaças: pesca predatória, destruição do habitat e poluição.

Fonte: Vivaterra

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem