ROBALO (Centropomus undecimalis)


Características: peixe de escamas também conhecido como camurim ou robalo flecha. Corpo com formato alongado, comprimido, boca ampla com mandíbula inferior saliente. Coloração do dorso acinzentada com reflexos esverdeados e o ventre esbranquiçado. Nadadeiras amareladas. A linha lateral é uma listra longitudinal negra que se estende ao longo do corpo até o final da nadadeira caudal. Carne é considerada de primeira com grande valor comercial. Alcança 1,2 m de comprimento total e 25 kg.

Habitat: regiões costeiras e estuarianas, águas salgadas e salobras, ilhas, rios, canais, manguezais e baías.

Ocorrência: todo o litoral brasileiro.

Hábitos: sobe os rios para desovar. Gostam de águas calmas, barrentas e sombreadas, e ficam próximos ao fundo. Sua tolerância a alteração da salinidade está relacionada com o seu processo reprodutivo, uma vez que o Robalo procura o deságüe de rios no mar para concluir o seu ciclo reprodutivo. Não gostam de água fria, e aproveitam o movimento das marés e correntes para atacar as suas presas, principalmente na vazante.

Alimentação: carnívoro voraz, alimentando-se de pequenos peixes e crustáceos, especialmente camarões e caranguejos.

Reprodução: reproduzem-se do meio do verão ao final do outono, que é o período de sua maior incidência nos canais. Os alevinos chegam ao tamanho de 5 cm aos 45 dias de idade.

Ameaças: pesca predatória, poluição e destruição do habitat.

Fonte: Vivaterra
Postagem Anterior Próxima Postagem