SAPO-FLECHA-DE-VENENO-DA-AMAZÔNIA (Dendrobates azureus)

Dendrobates azureus
Taxonomia
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: Anura
Família: Dendrodatidae
Gênero: Dendrobates
Espécie: Tinctorius Azureus

Tamanho: Variável mas ronda os 4.5cm a 5cm a fêmea, o macho geralmente é mais pequeno.

Aparência: Esta rã só tem um padrão até agora descoberto. A sua cor principal é um azul brilhante, com alguns salpicos pretos cujo tamanho é variável. Os tons azuis variam principalmente na zona do peito e dedos são azul claro, região abdominal e costas são azul escuro.

Habitat: florestas tropicais quentes e úmidas, com vegetação densa

Ocorrência: Amazônia (América Central e do Sul)

Hábitos - maioria das espécies é diurna e terrestre. Vivem tanto em árvores como no chão, em pequenos bandos, sempre perto de riachos e lagoas. Passam o dia em busca de alimento e prevenindo-se de ataques predadores.

Dimorfismo Sexual: O macho tem as cabeças dos dedos em forma de coração, (esta espécie é das poucas que se pode diferenciar os sexos através dos dedos, devido ao tamanho que atinge, mas não é totalmente fiável), o macho dilata o saco vocal para cantar. As fêmeas costumam ser mais corpulentas e maiores que os machos.

Reprodução: apresentam desova terrestre, posteriormente quando os girinos eclodem, eles são transportados no dorso de um dos pais até um ambiente aquático, onde completam o desenvolvimento. O acasalamento ocorre durante o período das chuvas, de julho a setembro quando a fêmea faz postura de 13 à 25 ovos. Se comportam de forma incomum em relação aos machos da maioria dos sapos, que abraçam as fêmeas fortemente e fecunda os ovos à medida que eles são postos. Algumas espécies desses sapinhos executam uma dança nupcial em que dois parceiros saltam contra o outro, várias vezes seguidas. Mais tarde, a fêmea deposita seus ovos na terra, o macho os fecunda e os coloca em seu próprio dorso. Durante as 2 semanas de choco, o macho retorna várias vezes ao local, para checar os ovos. É aí que os filhotes nascem e passam seus primeiros tempos de vida.
Postagem Anterior Próxima Postagem