Peixe Zepelim (Nannostomus trifasciatus)


Peixe Zepelim (Nannostomus trifasciatus)


Características: também conhecido por peixe lápis de três faixas. As nadadeiras pélvicas são azuladas. De dia, apresentam três linhas pretas horizontais. O dorso possui um tom verde-oliva acinzentado, que começa na cabeça e vai até a nadadeira caudal. Completando seu colorido, uma linha horizontal amarela parte do olho prolongando-se até a base de cauda. À noite, quando estão dormindo na superfície, trocam esse padrão por duas ou três listras grossas verticais. Atinge 6 cm de comprimento.

Origem: Bacia Amazônica.

Habitat: águas escuras do Rio Negro, é comum em regiões nas quais o fundo do rio é quase totalmente coberto com Vallisnerias, formando densas "florestas" submersas alternadas por áreas de areia muito fina sem vegetação.

Hábitos: são muito ativos, pacíficos e nadam em cardumes deslizando na água com o corpo bem reto.

Temperatura ideal: 22º a 30°C.
pH: 6,8.

Alimentação: gostam de mordiscar folhas e troncos.

Reprodução: ovíparos. Quando estão acasalando, macho e fêmea nadam lado a lado, encostados um no outro, agitando o corpo de um lado para o outro. Após o característico ritual do amor, a fêmea deposita os ovos (cerca de 50 a 80 por desova), espalhando-os sobre as plantas flutuantes. Eles ficam aí grudados (são aderentes) durante 4 dias, quando então se dá a eclosão. O processo da reprodução é semelhante ao dos demais caracídeos, isto é, assim que a fêmea expele os ovos, o macho os fertiliza.

Ameaças: captura indiscriminada e destruição do habitat.

Nannostomus trifasciatus
Nannostomus trifasciatus
Nannostomus trifasciatus

www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem